Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Alcoolismo atinge 10% dos brasileiros; veja

Imprimir

O alcoolismo foi tema do quadro Saúde, nesta terça(18), no Notícia da Manhã. O problema, segundo o IBGE, atinge 10 por cento da população brasileira e no Piauí, 22,8 por cento dos jovens acima de 18 anos consomem bebida alcóolica, sendo o terceiro do Nordeste com mais jovens que ingerem álcool pelo menos uma vez por semana. O Estado fica atrás apenas de Sergipe e Bahia.

O telejornal mostrou o depoimento de quem bebe desde os 15 anos de idade e hoje, aos 50, luta contra a dependência. O entrevistado afirmou que o vício prejudicou a sua saúde e lhe trouxe problemas mentais. Segundo ele, quando bebia sofria do que ele chamou de "apagamento", que seria aminésia alcóolica, e isso o deixou com perturbações.

O noticiário recebeu ainda no estúdio o médico hepatologista, Antônio de Barros. O especialista disse que no Brasil, o álcool é a maior causa de adoecimento e morte segundo a OMS. "O alcoolismo é a dependência do álcool e a perda de controle é um dos maiores problemas causados pelo álcool", explicou, acrescentando que dificilmente a própria pessoa percebe esses sinais de dependência e quem primeiro percebe são os familiares. Ele lembrou que o dependente muitas vezes demora para perceber e buscar auxílio.

Antônio de Barros também afirmou que o tratamento é eficaz, mas existem limitações. Segundo ele, a recuperação é em torno de 30 por cento dos casos, por isso o importante é a prevenção. 

O especialista alertou que beber abusivamente, mesmo ocasionalmente, pode levar para o alcoolismo e que o risco maior é beber com frequência mesmo em pequenas quantidades.

O doutor disse que existem 64 doenças diretamente relacionadas ao uso do álcool, além de vários fenômenos sociais como violência, acidentes de trânsito, desintegração familiar e problemas ligados ao trabalho.

Assista na íntegra ao quadro Saúde sobre Alcoolismo!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais