Cidadeverde.com

Organização e autonomia muda a produção agropecuária no Vale do Guaribas

Imprimir

Nos últimos anos o Vale do Rio Guaribas adquiriu organização e autonomia. A constatação é da coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Maria Casé. Ela explica que a instituição da política territorial  possibilitou que os produtores da região adquirissem uma "soberania" em suas produções. 

"A política territorial no Vale do Rio Guaribas possibilitou a organização político-social da região. Com essa organização é possível resolver todos os tipos de problemas e possibilitar que as famílias a buscarem o que falta para  terem um mercado ativos, onde elas não se submetam às regras das commodities", ressalta Maria Casé.

A frente do MPA há quatro anos, Maria Casé é agrônoma, formada na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente mestre pela Universidade Estadual de São Paulo (Unespi), ela optou por nunca sair da roça e ainda mora no município Francisco Santos, vivendo da agricultura. 

"Hoje temos o Programa de Aquisição de Alimentos, que eu considero a política pública mais importante criada desde 2003 para o pequeno agricultor, que impulsiona o território Vale do Guaribas e as famílias conseguem movimentar suas rendas", destaca Maria Casé.

A pesquisa científica também tem destaque no Vale do Guaribas. O professor do Colégio Técnico Agrícola de Floriano, Laurielson Chaves Alencar, desenvolve projeto voltado para os apicultores da região. 

O estudo consiste no desenvolvimento de métodos de criação de abelhas e produção de mel no período de estiagem. "É um trabalho de convivência no semiárido. Ensinamos aos pequenos produtores a continuarem suas produções mesmo no período de seca", explica o professor.

Com a aplicação do métodos, o professor conta que escuta relatos de alunos que melhoraram suas condições financeiras, aumentando suas rendas com a produção. 

"Terminamos evitando a perda de enxames no período da seca e quando chega o período chuvoso essas abelhas ainda estão fortes e produzem mel", acrescenta o professor. As técnicas consistem no sombreamento dos apiários e na melhoria das condições de alimentação das abelhas. 

O Território  Vale do Rio Guaribas abrange os municípios de Bocaína, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, Picos, Pio IX, São João da Canabrava, São José do Piauí,    Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Dom expedito Lopes, Francisco Santos, Geminiano, Itáinopolis, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Santana do Piauí, Santo Antonio de Lisboa, São Julião, São Luís do Piauí, Sussuapara, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí e  Aroeiras do Itaim. 

 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

  • guaribas6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • guaribas5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • guaribas4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • guaribas3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • guaribas2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • guaribas1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais