Cidadeverde.com

Há 25 anos, Ayrton Senna era tricampeão da Fórmula 1

Imprimir

Ayrton Senna é o maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1, e considerado frequentemente o melhor de toda a categoria do automobilismo. O dia 20 de outubro é especial para o ídolo, pois foi nesta data, em 1991, que seu terceiro título mundial era conquistado.

Após ter vencido outros dois títulos em 1988 e 1990, Senna iniciou a temporada que culminaria com o seu tricampeonato correndo pela McLaren, e teve ao longo do ano, o britânico Nigel Mansell, da Williams, como seu principal concorrente na conquistas.

O espetacular início de Senna nas primeiras provas do circuito já demonstraria as pretensões do piloto: pole position e vitória conquistadas nas quatro corridas iniciais da temporada, nos Grandes Prêmios dos Estados Unidos, Brasil, San Marino Mônaco.

Mansell, apesar da volta mais rápida em Interlagos, havia conseguido, no mesmo período, apenas um segundo lugar em Monaco, tendo abandonado nas três primeiras provas. Senna já abria, portanto, vantagem considerável já nas corridas que abriam o ano.

A sequência de vitórias do paulistano só seria interrompida por outro brasileiro: Nelson Piquet, que venceu a quinta prova do circuito, no Canadá. Na sequência, Mansell reagiria e engataria três vitórias seguidas nas 7ª, 8ª e 9ª corridas do ano, realizadas respectivamente na França, Inglaterra e Alemanha.

Senna respondeu de imediato com dois triunfos, na Hungria e na Bélgica, mas Mansell voltou a cruzar a linha de chegada em primeiro na Itália e na Espanha, nas 12ª e 14ª provas do ano. Até que chegou o Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, que definiria o campeonato.

A pole foi do austríaco Gerhard Berger, companheiro de Senna na McLaren, enquanto o brasileiro largou em segundo e travava duelo acirrado com Mansell, que era o terceiro. Ainda nas voltas iniciais da corrida, o britânico perdeu o controle do carro ao tentar ultrapassagem, saiu da pista e acabou abandonando a prova.

Assim, o caminho estava aberto para Ayrton, que precisou apenas concluir a corrida na segunda colocação para se assegurar como campeão uma prova antes do final do ano, na Austrália, essa vencida pelo brasileiro para fechar a conquista com chave de ouro.


Fonte: Gazeta Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais