Cidadeverde.com

Decreto autoriza reconstrução de casas para famílias desabrigadas devido queimadas

Imprimir

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) , Gilvana Gayoso, disse, nesta sexta-feira (21), que já protocolou o projeto das unidades habitacionais a serem reconstruídas para as famílias desabrigadas por conta das queimadas que ocorreram no Piauí, nas últimas semanas. As casas serão reconstruídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

"Estamos protocolando para que o governador possa autorizar a ADH possa iniciar o processo de construção imediata das casas. São seis casas em José de Freitas e sete na zona rural de Teresina. Então, essas famílias perderam as suas casas e todos os seus pertencem. O governo do Estado está extremamente sensibilizado e utilizará recursos do Fecop. Já estamos com o dinheiro assegurado e o governo está focado junto com vários órgãos para prestar atendimento", comentou a diretora em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado do Piauí de ontem (20), o Decreto nº 16.838/16, que declara situação de emergência nos municípios de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e Teresina. A medida visa garantir agilidade no atendimento às vítimas de incêndios e queimadas e, por isso,  desobriga o Estado de fazer licitação para construir as casas destruídas nos desastres.  O decreto de emergência tem vigência de 180 dias.

Além das residências, as famílias receberão auxílio financeiro de até R$ 10 mil.  Por causa dos incêndios, algumas localidades tiveram o abastecimento de água interrompido. Neste caso, carros-pipa estão sendo enviados às localidades para o reabastecimento. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais