Cidadeverde.com

Faixa inédita do disco ‘Refazenda’ é divulgada 41 anos depois

Imprimir

Uma música gravada por Gilberto Gil para o disco “Refazenda” (1975), mas que não chegou a entrar no álbum, foi divulgada nesta terça-feira (18), na internet, pelo seu compositor, o também cineasta Jorge Alfredo. “Rato Miúdo” foi proibida pela censura vigente na época e, por isso, não entrou no disco.

Diz Jorge Alfredo, em texto publicado no Caderno de Cinema, site editado por ele: “A gravação de Gil é muito bonita, mas infelizmente foi proibida pela censura. Se a gravação de Rato Miúdo tivesse sido incluída no LP Refazenda teria sido provavelmente considerado o primeiro reggae brasileiro”.

E prossegue: “Gilberto Gil, na voz e no violão ovation, Dominguinhos no acordeão, Moacir Albuquerque, no baixo e Chiquinho Azevedo na bateria. Swingue puro. Rato Miúdo foi censurada por causa do refrão que reproduzia os dizeres do meu certificado de reservista: ‘por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis’. Gil teve que retirar a música do show e do LP Refazenda, e não colocou nenhuma outra no lugar”.

Agora, 41 anos depois, a canção está aí, ao alcance de um clique. Quer ver? Ouça no vídeo acima:

Fonte: Bahia.Ba

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais