Cidadeverde.com

Histórias de uma carreira, do rádio e dos estádios de Teresina

Imprimir

Com muíta frequência recebo pedidos de estudantes universitários para entrevistas relatando fatos da história do nosso rádio e do futebol piauiense, a fim de cumprirem tarefas nas Universidades e nas Faculdades Particulares.

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - Estádio Albertão

Atendo a todos com o maior prazer, detalhando momentos de minha longa caminhada na comunicação esportiva e de acontecimentos marcantes envolvendo os nossos clubes em competições locais e nacionais. Já escrevi revistas, dois livros, centenas de artigos em jornais e no portal Cidadeverde.com. Há necessidade, porém,  de algo mais atual. Existe motivação para isso.

Decidi, então, escrever sobre a minha carreira de jornalismo esportivo, desde os tempos em que despontou em mim a paixão pelo esporte e pelas transmissões de jogos e programas informativos, o que nunca apagou. Continua até hoje, decorridos mais de 50 anos de atividades diárias. 

O começo no rádio, o desenvolvimento da carreira, as conquistas alcançadas e como foram possíveis, as grandes emoções, os momentos de dificuldades. Enfim, uma história simples, porém  verdadeira e que pode ser útil para quem valoriza o que faz.

A RÁDIO PIONEIRA

O Professor Francisco Alcides do Nascimento escreveu em 2004 o livro História e Memória da Rádio Pioneira de Teresina, sob a direção geral do Padre Tony Batista. Um trabalho de primeira qualidade, bem ao nível do seu autor.

Os estudantes e amantes do rádio estão sempre à procura de outros momentos dessa história, querendo detalhes de programas, dos seus apresentadores, de fatos que tiveram enorme repercussão no dia a dia da programação. Pois estou escrevendo nos seus mínimos detalhes o que vi bem de pertinho. E participei desde o primeiro dia.

OS MAIORES JOGOS NO ALBERTÃO E NO LINDOLFO MONTEIRO

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, é claro que estive no Lindolfo Monteiro e no Albertão nos grandes e pequenos espetáculos de futebol. Foram momentos gloriosos, inesquecíveis para quem gosta do rádio e do futebol. 

Passaremos a todos essa história, inclusive como começou e como foi construido o Estádio Governador Alberto Silva, desde a ideia inicial, lançamento das cadeiras cativas, os jogos sensacionais, até os dias atuais. O "Lindolfinho", embora sem a importância do Albertão, está no coração dos esportistas e também foi palco de partidas e conquistas memoráveis.

O ARQUIVO

Tudo o que estou escrevendo é possível porque montei um arquivo, certamente entre os maiores do Brasil, com milhares de revistas, jornais, súmulas de jogos fitas K7, fitas de rolo, CDs, entrevistas, milhares de gols, fotos, vídeos nacionais e internacionais etc. Além do trabalho escrito, estamos dando prosseguimento à produção e gravação de documentários em CDs.

Aguardem.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais