Cidadeverde.com

Médicos cubanos que atuaram no Piauí serão homenageados

Imprimir

Médicos cubanos que atuaram no Piauí serão homenageados durante solenidade no Palácio de Karnak, na próxima segunda-feira (24). O evento contará com o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. No Estado, os profissionais de saúde aturam por três anos em missão em 78 municípios.

“Lá em Cuba nós formamos um sistema que prioriza a atenção primária, que é a prevenção e a promoção da saúde. Aqui tem muitas doenças que não temos lá e esse contato com a população enriquece a minha profisionalidade já que não é a mesma coisa de vermos nos livros”, disse Juan Carlos Fernandez, um dos 10 médicos cubanos que atuam na cidade de Esperantina.

Ao todo, 132 profissionais cooperados do Programa Mais Médicos encerram a atuação no Piauí. A secretária municipal de Esperantina, Fátima Alves,  ressalta a experiência com os médicos estrangeiros. 

“Acredito que todos os municípios que receberam esses profissionais estão muito satisfeitos com a atuação dos cubanos, principalmente pela humanização que eles colocam no atendimento”, reitera. 
 
Programa Mais Médicos
 
O Programa Mais Médicos, criado em 2013 ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, é uma ação do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. 
 
O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
 
Pelo Mais Médicos, atuam no Estado cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais