Cidadeverde.com

Cinco dicas para ir bem na redação do Enem

Imprimir

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando. Embora a preparação comece há meses, nas últimas semanas a pressão costuma ser maior e garantir uma pontuação significativa na redação pode ajudar o candidato a conquistar uma colocação melhor na prova em geral.

Atualmente a nota do Enem é usada para entrar em várias faculdades, e por isso, um desespero maior por parte dos alunos. “ A redação do Enem é um texto de 30 linhas, uma dissertação argumentativa, o que significa que o aluno precisa se posicionar, é exigido dele coerência das ideias e que seja estabelecida uma ligação entre os parágrafos”, orienta Gabriela Vieira Meireles, professora de português da DeVry Brasil.

Para ajudar o candidato nesta reta final, a FACID | DeVry preparou algumas dicas para facilitar na hora de fazer a redação:

1 - Leia muito
Ler é o fundamental para escrever bem. Por isso é importante ler revistas, jornais, livros, para obter mais repertório para desenvolver bons argumentos no texto;

2 - Atualize-se
Ficar por dentro dos temas atuais é imprescindível, pois, normalmente o tema da redação envolve algum assunto que tenha sido destaque nos últimos meses;

3 - Atenção ao português
Muito cuidado com erros de gramática e ortografia. É preciso usar a linguagem culta e evitar gírias;

4 - Treinar a escrita
Dizem que a prática leva a perfeição, portanto, treinar semanas antes pode fazer a diferença;

5 - Objetividade
Seja objetivo, desenvolva o tema de forma clara e coerente.

Possíveis temas da redação
Gabriela ressalta ainda alguns assuntos que podem ser temas. “Temos que pensar em tópicos da atualidade voltados para o nacional, no sentido de sociedade democrática, por exemplo, desastre de Mariana, sustentabilidade de modo geral, inclusão social, racismo, direito da criança, trabalho infantil. O que não cai no Enem são temas ligados a economia, refugiados da Europa, enfim”, completa a professora.

Enem Action:
Para auxiliar em todo esse processo, a DeVry oferece ao aluno o Enem Action, que é uma plataforma online, completa e gratuita de preparação para o ENEM, onde o aluno tem acesso a videoaulas exclusivas, aprofunda seu conhecimento, avalia o desempenho e mensura sua evolução nos simulados. Acesse pelo endereço: http://highschool.devrybrasil.edu.br.

Acessando o site do Enem Action, o aluno também pode baixar gratuitamente um e-book contendo textos orientacionais de 5 possíveis temas do ENEM (Combate ao Bulliyng; Um País inteiro contra um mosquito; Estupro coletio e combate a violência sexual; Atentado em boate LGBT e Esporte e Cidadania. O livro também lista 10 assuntos para o candidato ficar atendo e ler, pois podem cair também na redação. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais