Cidadeverde.com

Novos médicos cubanos devem chegar ao Piauí em 2017

Imprimir

O Governo Federal deu prazo de 45 dias para a contratação de novos médicos cubanos. No Piauí, cerca de 130 completam três anos de atuação em dezembro e serão substituídos por novos profissionais que só devem chegar ao Estado no próximo ano. 

"O Mais Médicos é um programa federal e toda essa articulação já está sendo feita com o Governo Federal e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Esses contratos encerram agora e os profissionais que completaram três anos de contrato deixarão os estados brasileiros. O Governo Federal deu prazo de 45 dias para a resposição dos médicos por outros profissionais também cubanos. Esse prazo para a chegada dos profissionais é razoável, uma vez que, todos os anos, os médicos saem de férias e é mais ou menos o mesmo período", explica Idivani Braga, coordenadora estadual do programa Mais Médicos.

Ao todo, 256 médicos cubanos atuam no Piauí. Destes, 79 encerram o contrato na primeira quinzena de novembro e 51 deixam o Estado no mês de dezembro. 

A atuação dos profissionais de saúde foi avaliada como positiva com redução de indicadores, como por exemplo, o número de internações de crianças menores de cinco anos de idade da Atenção Básica que saiu de 53% para 44%. Outro ponto positivo é o aumento do número de pré-natais que subiu de 46% para 58%. Nesta segunda-feira(24), o governo fez uma homenagem aos médicos no Palácio de Karnak. 

Idivani Braga ressalta que, para minizar a ausência dos médicos, o encerramento dos contratos será feito de forma escalonada. "Em municípios onde há quatro profissionais, por exemplo, há uma escala onde os quatro não saírão de uma vez, mas apenas dois. É escalonado, mais ou menos como se fosse um recesso de férias. Aredito que as coisas vão ficar organizadas", finaliza a coordenadora do programa no Piauí. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais