Cidadeverde.com

Em manifestação no DF, Mainha defende regulamentação da vaquejada

Imprimir

O deputado federal Maia Filho (PP-PI) defendeu a continuidade da realização das vaquejadas e a regulamentação do esporte a fim de evitar a crueldade contra os animais. Ele participou, nessa terça-feira (25), da mobilização a favor da Vaquejada que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

 “Nós vamos construir um projeto de consenso aqui no Congresso Nacional a fim de regulamentar a vaquejada, observando os aspectos econômicos e culturais e com o cuidado de atender tanto as expectativas dos vaqueiros quanto dos ambientalistas”, afirma o parlamentar.

Maia Filho lembra que o próprio Supremo Tribunal Federal ficou dividido em relação ao tema. “Não houve consenso na decisão do STF, tendo em vista que por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a lei do Ceará, que regulamentava a Vaquejada, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente”.

Na avaliação do parlamentar, o assunto deve ser discutido com total prioridade. “Trata-se de uma tradição no Nordeste brasileiro, que gera 700 mil empregos e movimenta o turismo e a economia de diversos municípios”. Destaca ainda que caso a parte esportiva dos eventos fique proibida uma enorme quantidade de equinos, treinados para participar diretamente das vaquejadas, ficarão abandonados.    

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais