Cidadeverde.com

FMS prepara unidades de saúde para receber o e-SUS

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparando suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o pleno funcionamento do e-SUS, plataforma que padroniza os dados dos usuários. Agora, as informações são armazenadas em computador, o que extingue o uso de fichas de papel e torna o serviço mais eficiente.
 
O e-SUS é o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica que irá substituir totalmente o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O sistema está atualmente implementado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina. Ele funciona por meio de duas plataformas – o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e a Coleta de Dados Simplificada (CDS). 
 
O CDS é um sistema transitório voltado às UBS que ainda não possuem computador em seus consultórios. É feito o uso de fichas de papel para recolher os dados, que são digitados e enviados ao sistema. Já o PEC é adotado em unidades informatizadas e consiste no envio direto das informações ao sistema por meio da internet.
 
“As UBS da capital estão recebendo computadores e conexão à internet para a plena utilização do PEC, que atualmente já é utilizado em 48 unidades”, informa a Diretora de Ações Assistenciais da FMS, Smithanny Barros. “Além disso, os profissionais estão sendo constantemente capacitados para manejarem as funções do sistema e suas atualizações”, conta ela.
 
O e-SUS permite ainda a realização de trabalhos direcionados, pois oferece dados precisos sobre o perfil e a situação de saúde da população, ajudando a gestão pública na tomada de decisões quando o assunto é saúde. “Trata-se de uma ferramenta que facilita o trabalho e otimiza o tempo de acompanhamento dos pacientes, além de permitir  que tenhamos acesso a história clínica do paciente e de toda a família”, afirma Smithanny Barros.
 
No começo deste mês, o Ministério da Saúde lançou a versão 2.1 do e-SUS Atenção Básica. A atualização traz melhorias significativas, tanto no PEC como na CDS. Traz ainda o aplicativo e-SUS AB Território, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde.
 
O novo PEC possibilitará a geração do Cartão Nacional de Saúde em ambientes com conectividade e, ainda, o acesso ao módulo de acompanhamento da criança e o compartilhamento de prontuários que estejam em uma mesma instalação. Além disso, os relatórios indicam de quais fichas os dados são coletados e apresentam a descrição das informações contidas. A atualização apresenta ainda um novo design, com melhorias na folha de rosto do cidadão, nos relatórios e na administração do sistema, dentre outras mudanças.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: SuS