Cidadeverde.com

Teresina teve 8 mil hectares de matas queimadas, aponta Semar

Imprimir

Levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) aponta a queima de oito mil hectares de matas da região metropolitana de Teresina na primeira quinzena de outubro. Os números foram expostos pelo superintendente da SEMAR, Carlos Moura Fé, durante audiência pública realizada na Câmara de Teresina, nesta quarta-feira (26).

“A área assolada na região de Teresina atingiu proporções jamais vistas no Estado. Estamos investindo em pesquisa, monitoramento e conscientização para que episódios lamentáveis como este não voltem a ocorrer”, comenta Carlos Moura Fé. 

Representando o Batalhão do Corpo de Bombeiros do Piauí, o coronel Carlos Frederico Mendes enfatizou que o órgão utilizou 23 viaturas, duas aeronaves e mais de 400 mil litros de água para atender, do dia 11 ao dia 25 de outubro, 238 ocorrências de incêndios na região de Teresina.

“O Corpo de Bombeiros elaborou um planejamento para conter essas queimadas sempre recorrentes no período mais quente, mas reconhecemos que este ano contamos com uma anormalidade nesses incidentes. A demanda é muito grande e sabemos que precisamos de mais estrutura, assim como mais efetivo, porém não medidos esforços para atender todas as ocorrências”, afirma Carlos Frederico.

Um dos encaminhamentos da audiência foi a criação de brigadas municipais para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas. “Existe um projeto de lei de nossa autoria que foi aprovado pela Câmara, mas vetado pelo Executivo. Vamos reapresentar o projeto e conversar com o prefeito Firmino Filho para sanção dessa norma, que vai auxiliar no trabalho do Corpo de Bombeiros na capital”, comenta a vereadora Teresa Britto (PV), proponente da audiência pública.

Outros encaminhamentos da audiência foram a criação do Plano de Contingência contra Incêndios e criação de comissão continuada contra queimadas formado por todas as entidades ligadas ao Meio Ambiente no Estado.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais