Cidadeverde.com

Samu oferta curso para técnicos de enfermagem em Teresina

Imprimir

Com vistas a melhorar a qualidade do serviço prestado à população, o Samu de Teresina, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), deu início a um ciclo de capacitações dos seus servidores. Inicialmente, está sendo realizado o treinamento dos técnicos e auxiliares de enfermagem, que se estende até fevereiro de 2017. No cronograma, estão previstas aulas quinzenais sobre temas importantes para a execução do trabalho de socorrista.
 
O diretor geral do Samu, Marcelo Benício, informa que ainda está previsto para o final deste mês um curso de Interpretação de Eletrocardiograma, destinado aos enfermeiros dos Samu municipal e Samu aéreo. Consecutivamente, será realizada a capacitação dos Condutores e dos funcionários da Central de Regulação (rádio-operadores e telefonistas). Em fevereiro de 2017, será ofertado  aos médicos e enfermeiros o curso ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), que custará aos cofres públicos mais de 100 mil reais.
 
Para o diretor, o Samu Teresina registra avanços na área de educação continuada. “A oferta desses cursos atendem a portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a obrigatoriedade da educação continuada aos servidores. Com a iniciativa, visamos o aprimoramento, aperfeiçoamento e melhor qualidade no atendimento pré-hospitalar. Ao final dos cursos, serão expedidos certificados que podem ser utilizados pelos funcionários para promoção funcional”, afirma.
 
Adélia Oliveira, coordenadora do NEU do Samu, avalia a capacitação dos servidores. “Além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, a educação permanente é uma exigência natural do serviço, para que a população seja atendida com qualidade", diz. Ela ainda explica que o NEU está utilizando metodologia de ensino ativa, que permite participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem, tendo sido bem recepcionada pelos servidores.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais