Cidadeverde.com

Caminhões-pipa recebem GPS em Pio IX para garantir abastecimento de água

Imprimir

 

Técnicos do 25º Batalhão de Caçadores de Teresina estiveram em Pio IX, nessa quinta-feira (27), para realizar a instalação do equipamento de Controle de Posicionamento Global (GPS) nos caminhões-pipa que abastecem as comunidades rurais da cidade. O equipamento, que realiza o monitoramento e fiscalização das rotas de distribuição de água potável, foi instalado em 24 veículos. 

Wellington Pedrosa, coordenador municipal de Defesa Civil, explica que a cada trimestre é feita a substituição desses aparelhos. “Há mais de dois anos os caminhões que estão credenciados para realizarem o abastecimento de água em Pio IX são monitorados e fiscalizados para que a água chegue ao seu destino, por meio do GPS, que deve ser substituído trimestralmente”, afirma o coordenador.

“Essa é uma ação complementar que tem colaborado com a distribuição de água potável em nosso município, principalmente para as populações rurais que são as mais atingidas pela estiagem e seca”, afirma Regina Coeli, prefeita de Pio IX.

Ela também destaca que graças ao equipamento, todo o percurso do veículo fica registrado no computador, desde o abastecimento até a chegada nas comunidades. “O rastreador mostra, a cada mês, o cumprimento e a entrega da água nas casas das famílias. E informa se a água foi mesmo entregue no destino pré-estabelecido", diz a gestora. 

Os pipeiros também recebem o monitoramento com bons olhos. Soel Bezerra trabalha há três anos como pipeiro em Pio IX e acredita que o monitoramento é fundamental, pois garante a transparência e fiscalização do processo. 

Tecnologia GPS

O monitoramento das rotas é efetuado por meio de tecnologia GPS, formada pela rede de telefonia celular. Os sinais são captados através das operadoras. Mesmo não havendo cobertura celular na comunidade atendida, as coordenadas geográficas serão transferidas onde houver o sinal mais próximo. O 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina, e o Comando Militar do Nordeste, que fica em Recife, coordenam todo o processo. 

Da editoria de cidades
[email protected]

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais