Cidadeverde.com

Fábio Abreu garante reforço policial e diz que ocupações não interferem no Enem

Imprimir

O secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, afirmou que a segurança será reforçada em Teresina para a realização do Enem na próxima semana, e que acredita que não haverá problemas nos locais de prova em que estão acontecendo ocupações de estudantes, na Universidade Federal do Piauí e Instituto Federal do Piauí. 

Para ele, a perspectiva é de que o reforço policial seja suficiente, até porque as ocupações não estão acontecendo em locais exatos onde as provas serão aplicadas. Ele garante que já há um plano de segurança completamente montado para todo o Estado.

“Até o momento a gente não tem informações de que tenham escolas ocupadas. Estão somente na UFPI e IFPI, e nesses locais, a informação que a gente tem é de que não há impedimento para a aplicação das provas. Dentro dessa perspectiva, o reforço efetivo necessário será feito com reposição de policiais nessas áreas”, ressaltou neste sábado (29) ao Cidadeverde.com.

No Piauí, até o momento, a reitoria da UFPI - campus de Teresina e de Bom  Jesus, e o  IFPI - sede da zona Sul - foram ocupados pelos seus respectivos estudantes em protesto contra a PEC do Teto dos Gastos,  como também é conhecida a PEC 241.  Pelo menos 1.022 escolas e institutos federais e cerca de 82 universidades em todo o país permanecem ocupadas em protesto não somente à PEC 241 como também a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio.

De acordo com ele, já há recursos e esquemas completamente montado em condições de realizar até as guardas das provas. 

“Esse ano já estamos na finalização do plano de segurança para o Enem, com base no que foi feito no ano passado. Portanto, quanto à organização para esse ano, estamos ultimando o pagamento de bonificação dos policiais que vão trabalhar começando pelo interior”, explicou o secretário.

Ele informou que serão 983 policiais atuando na segurança em todo o Piauí, sendo divididos entre 32 cidades e colocados em 328 escolas.

“Além disso, fora o sistema de policiamento normal, 20 viaturas a mais estarão nas ruas só para o Enem”, disse Fábio Abreu.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais