Cidadeverde.com

Prefeitura vai construir praça em homenagem às religiões de matriz africana

Imprimir

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), assinará nesta terça-feira (1º), a ordem de serviço para construção da Praça dos Orixás, primeiro espaço público da capital que homenageará a cultura e religiões de matriz africana. 

A solenidade será 8h30 no terreiro de Pai Oscar de Oxalá, reconhecido como primeiro terreiro de Candomblé do Piauí. O ato é um reconhecimento ao trabalho do religioso Oscar Gomes Filho, assassinado em 2014.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, também participará da assinatura da ordem de serviço.

O espaço ficará no bairro São Joaquim e é uma das ações do programa Lagoas do Norte. Com a obra, Teresina será a terceira capital do Brasil e a segunda do Nordeste a ter um espaço público voltado para Candomblé e Umbanda. O investimento estimado é de R$ 501.508,68.

A Prefeitura de Teresina escolheu a zona Norte por nela estar concentrada a maioria dos terreiros da capital. Ao todo são 480 dos cerca de 1.500 de todo o Piauí. 

A Praça dos Orixás é fruto de um debate construído desde 2012. Há dois anos, o projeto foi apresentado a pais e mães de santo, sendo aprovado pelos líderes religiosos em abril deste ano. Eles pediram o aumento do número de esculturas de nove para 13, sendo 10 orixás e três entidades da Umbanda. As peças serão feitas por um artista plástico escolhido pelos religiosos. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais