Cidadeverde.com

Estudantes decidem manter ocupação no IFPI Sul

Imprimir

Reunidos nesta segunda-feira (31) os estudantes que ocupam o campus Teresina Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiram manter o movimento por tempo indeterminado, mesmo com o fim do prazo dado pelo Ministério da Educação para que todas as escolas onde serão realizadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fossem desocupadas hoje. 

No IFPI Sul, as aulas foram suspensas, exceto as de revisão para o Enem. A reitoria do Instituto não quis gravar entrevista com a TV Cidade Verde para comentar a situação. 

A estudante Ana Clara, uma das ocupantes do IFPI Sul, ressaltou o cuidado que os alunos estão tendo com o local desde o dia 24, quando tudo começou. "Nós estamos completando uma semana de ocupação e temos o cuidado de preservar o patrimônio", frisou.

O protesto é contra o projeto que impõe teto de gastos do Governo Federal e a Reforma do Ensino Médio. "Nós seguimos a linha nacional, que é contra todo e qualquer retrocesso", diz o estudante Moisés Morais. 'Nós defendemos, sim, uma reforma, mas desde que ela seja debatida com os estudantes". 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu o prazo para garantir a aplicação do Enem nos locais de prova atualmente ocupados. O Exame está marcado para 5 e 6 de novembro, mas o Inep deve adiar a prova onde houver ocupação. 

Manifestantes em todo o país questionam o Ministério da Educação e alegam que o segundo turno das eleições municipais, no último domingo, foi realizado com a mudança de locais de votação por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais.  

com informações da TV Cidade Verde e Agência Brasil
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais