Cidadeverde.com

Solenidade tem um minuto de silêncio em memória Oscar de Oxalá

Imprimir

Fotos: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

]

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, chamou o prefeito de Teresina de "pai das religiões de raízes afro-brasileiras" durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da praça dos Orixás, primeiro espaço público da capital que homenageará a cultura e religiões de matriz africana. O evento ocorreu no terreiro de Pai Oscar de Oxalá, reconhecido como primeiro terreiro de Candomblé do Piauí.

"Não há como estar na casa dele (Oscar de Oxalá) e não sentir sua presença e reverenciá-lo. Ele tinha uma trabalho religioso e social marcantes. O prefeito Firmino Filho é um grande pai das religiões de raízes afro-brasileiras. Me junto a todos na alegria do momento, em que o município, através do prefeito e sua equipe, reconhecem e reservam um espaço como ponto de partida, referência e encontro. Fico feliz em ver esse povo sendo homenageado com um espaço próprio para as manifestações. O que os povos de terreiros querem não é tolerância, mas respeito. Axé!", disse Coelho. 

O babalorixá- encontrado morto na garagem de sua residência em agosto de 2014- foi homenageado durante a solenidade tanto por autoridades políticas e também por amigos. O pai de santo, Rondineli Santos, pediu um minuto de silêncio em memória do Oscar de Oxalá e se referiu a Firmino Filho como "amigo da umbanda e candomblé". 

"Somos cidadãos como todos os outros. Não é fácil enfrentar o preconceito reliogioso e racial, pois a maioria das pessoas do candomblé e umbanda são negras. A construção dessa praça representa o respeito à diversidade religiosa. Hoje, o prefeito é amigo da umbanda e candomblé", disse o pai de santo acrescentando ainda que, somente em Teresina, são mais de 400 terreiros. 

O espaço ficará no bairro São Joaquim e é uma das ações do programa Lagoas do Norte. Com a obra, Teresina será a terceira capital do Brasil e a segunda do Nordeste a ter um espaço público voltado para candomblé e umbanda. O investimento estimado é de mais de R$ 500 milhões, parceria com o Banco Mundial. 

"Esta é a primeira vez que venho a uma comunidade de candomblé e compartilho da tradição. Sou da Alemanha e no meu país não tem isso. Essa tradição é uma riqueza e temos que preservá-la. A parceria do Banco Mundial com a prefeitura de Teresina tem sido exitosa e vamos continuá-la, inclusive dobrando os recursos", disse o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, participou da solenidade. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais