Cidadeverde.com

Professor diz que tema da redação é "polêmico" e foge do padrão do INEP

Imprimir

O professor de redação Sammuel Souza falou ao Cidadeverde.com sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano: intolerância religiosa. Segundo ele, o assunto é polêmico e foge ao padrão adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

"É um tema que foge ao padrão adotado pelo Inep, é sem dúvida mais delicado e vai exigir mais cuidado dos candidatos, que terão que ter atenção para os direitos humanos", explicou. 

Segundo ele, o tema é mais complexo do que o adotado nos anos anteriores e quebra uma sequência ligada a questões sociais e de minorias. Em 2012, o tema foi o movimento migratório no Brasil no século XXI.  Em 2013, os alunos tiveram que dissertar sobre os efeitos da implantação da Lei Seca. No ano seguinte, a publicidade infantil foi o tema adotado. Já no ano passado, a violência contra a mulher foi o assunto discutido na prova. 

"[A intolerância religiosa] foi um tema discutido em sala de aula, mas não foi um assunto destacado como possível tema da redação, porque não segue o padrão dos últimos anos. Os assuntos foram questões de minorias, como o assunto dos imigrantes no Brasil e da violência contra a mulher, questões mais sociais, não era algo tão esperado", disse. 

O tema da redação do Enem 2016 é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Ele foi divulgado pelo Inep no início da tarde deste domingo (6).

 

Maria Romero
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais