Cidadeverde.com

Exposição de pinturas e esculturas “Tripé da Arte” começa na Galeria do Inconsciente

Imprimir

A Galeria do Inconsciente recebe nesta quarta-feira (09) mais uma exposição de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Com o nome “Tripé de Arte”, a exibição traz pinturas e esculturas e será aberta às 18h no local, que fica no Parque da Cidadania. 
 
Serão expostas obras do escultor Nando e das pintoras Jagles e Conceição, todos os três usuários do CAPS III. “A exposição segue até o dia 8 de dezembro e estará aberta para visitação livre”, conta a administradora Elmira Machado. A Galeria do Inconsciente fica aberta das 15h às 19h todos os dias, com entrada franca.
 
Ainda segundo Elmira Machado, a exposição tem por objetivo mostrar à sociedade a capacidade dos usuários dos CAPS por meio da expressão artística. “Os centros estão sempre realizando oficinas e descobrindo talentos entre seus usuários e por meio destas ações é possível dar visibilidade a trabalhos muito bons que antigamente só eram conhecidos pelos frequentadores destes locais”, diz ela.
 
A Galeria do Inconsciente foi um espaço criado pela Prefeitura de Teresina para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município, administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). "Trata-se de um mecanismo que dá um resultado fabuloso na inserção dos usuários dos CAPS que podem interagir com a sociedade, que vai conhecer o olhar destas pessoas sobre o mundo", afirma o presidente da FMS, Francisco Pádua.
 
Os CAPS são centros de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental que veio substituir o antigo modelo asilar, diminuindo e procurando evitar reinternações psiquiátricas para promover a ressocialização do indivíduo. O atendimento à população é oferecido por meio do acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
 
O local pode ser procurado por pessoas que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora. O horário de funcionamento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. 
 
No CAPS, o usuário encontra psiquiatras, psicólogos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.
 
Em Teresina existem sete CAPS: dois na zona Norte, sendo um infantil, três na zona Sul, sendo um AD (voltado para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas), um na zona Sudeste e um na zona Leste.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais