Cidadeverde.com

Sasc promove seminário sobre Proteção Social Especial do Suas

Imprimir

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria de Gestão do Sistema Único da Assistência (Dugsuas), promove, nos dias 10 e 11 de novembro, o Seminário da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Suas, com o tema: "Discutir para Aprimorar". O evento será a partir das 8h, no Diferencial Buffet, em Teresina.

O objetivo do seminário é discutir e apoiar as atividades de planejamento e execução das ações de Proteção Social Especial de Média Complexidade dos municípios, no âmbito dos Creas e na rede de atendimento, bem como, refletir e debater sobre questões sociais na interface do Suas; discutir as ações do Peti na nova proposta para erradicação do trabalho infantil e discutir a execução dos Serviços de Média Complexidade do Suas.

O evento tem como público-alvo técnicos e coordenadores dos Creas; coordenadores da Proteção Social Especial  de Média Complexidade dos municípios; equipes do Centro Dia de Teresina; do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Confira a programação do seminário:

Dia 10 de novembro (Quinta-feira)

8h – Credenciamento
8h15 – Coffee Break
8h30 – Abertura
9h – Palestra: Trabalho Social com famílias, desafios e possibilidades do fortalecimento de vínculos no âmbito do Paepi.
Palestrante: Natália da Silva Pessoa – assistente social e analista técnica de Políticas Sociais do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.

10h30 – Debate

11h – Palestra: O Sistema de Garantia de Direitos e os Desafios na Efetivação da Proteção  Integral.
Palestrante: Igo Castelo Branco Sampaio - defensor público e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Piauí.

12h – Almoço

14h – Palestra: Violência Intrafamiliar: Conceituação e Enfrentamento.
Palestrante: Tammya Tercia Oliveira Ribeiro da Silva - gerente de Saúde Mental do Estado do Piauí e mestre em Psicologia pelo Núcleo de Psicossomática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15h – Debate
16h – Lanche

16h15 – Palestra: A categoria de Gênero e sua importância no contexto das relações sociais.
Palestrante: Marcela Castro Barbosa - bacharel em Ciências Sociais e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí.
         
17h15 – Debate

18h – Encerramento.

Dia 11 de novembro (Sexta-feira)

8h30 – 11h30 Minicursos
Minicurso 01 – Desafios e Perspectivas no Enfrentamento ao Trabalho Infantil.
Palestrante: Maria Cristina Rodrigues do Paraíso - técnica da Coordenação Geral de Medidas socioeducativas e Peti – Departamento de Proteção Social Especial – Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Especialista em Políticas Públicas.

Minicurso 02 – População em Situação de Rua: contextualização de um fenômeno urbano.
Palestrante: Rita de Cássia Furtado Lisbôa - Coordenadora do Projeto Apoio de Escuta e   Acolhida a Pessoas em Situação de Riscos pelo Consumo de Drogas e Especialista em Tratamento Comunitário.

Minicurso 03 – Cidadania e empoderamento no processo de inclusão social da pessoa com  deficiência
              
Palestrante: Marcelo Cavalcante Rodrigues - Fisioterapeuta do Centro Integrado de Educação Especial de Teresina – Cies e Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Curitiba.

Minicurso 04 – Rede e Intersetorialidade no contexto da Proteção Social Especial.
Palestrante: Luciana Oliveira de Abreu Soares - Assistente Social e Especialista em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo.

11h30 – Avaliação do Encontro.
12h – Encerramento e Entrega dos Certificado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Sasc