Cidadeverde.com

Prefeito é afastado do cargo dois meses antes de terminar mandato

Imprimir

Foto: Portal de Olho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) negou provimento a mandado de segurança de Antônio José de Oliveira, o Tonho Veríssimo, prefeito de Juazeiro do Piauí, contra decisão do juiz da 34ª Zona Eleitoral que notificou a Câmara Municipal daquele município, a afastá-lo do cargo em razão de sentença criminal condenatória transitada em julgado.

 Na mesma notificação, o magistrado suspende os direitos políticos do prefeito declarando extinto o seu mandato, ordena a posse do vice-prefeito. Tonho Veríssimo foi condenado pela justiça federal a dois anos de detenção e multa, sendo esta convertida em pena restritiva de direito, por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação (crime previsto no art. 183 da Lei 972/970).

 No mandado de segurança, o prefeito alegou que o juiz eleitoral não lhe ofereceu  oportunidade de defesa e de contraditório para a declaração de vacância do cargo de prefeito. Segundo o impetrante, houve ainda ofensa à Lei Orgânica do município de Juazeiro do Piauí, que atribui competência à Câmara Municipal para a declaração de perda do cargo, tendo o juiz eleitoral violado o princípio constitucional da separação de poderes.  

 O prefeito argumentou, finalmente, que não há hipótese de perda do mandato, como consequência natural e automática da suspensão dos direitos políticos, do processo legal e ao contraditório, sem respectivo procedimento próprio perante a Justiça Eleitoral para infirmar a perda do mandato eletivo.

 O TRE-PI, no entanto, entendeu, por maioria, com voto de desempate do seu presidente, desembargador Joaquim Santana, que a condenação com trânsito em julgado impede a continuação do exercício do mandato eletivo, já que a suspensão dos direitos políticos (prevista no art. 15, inciso III da Constituição Federal) é autoaplicável e incide em quaisquer condenações criminais.

Fonte: TRE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais