Cidadeverde.com

No STF, Wellington pede pressa na apreciação de ações de interesse dos estados

Imprimir

O governador Wellington Dias participou na manhã desta quarta (23), em Brasília, de reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, quando tratou da questão das multas da repatriação. Wellington Dias pediu agilidade na apreciação de várias ações que tramitam no STF de interesses dos estados, como a partilha dos royalties do petróleo do pré-sal e o salário-educação. “Nesses casos, o que pedimos foi celeridade no julgamento”.

Wellington Dias também discutiu a questão da liberação de recursos do Fundo Penitenciário para manutenção dos sistemas prisionais nos estados, que precisam ser mais ágeis, como são as verbas da saúde e da educação. O governador defendeu uma forma mais ágil para que essas verbas sejam liberadas.

“Essa é uma pauta dos governadores que a ministra Cármen Lúcia tem interesse de trabalhar”, explica Wellington Dias, que estava acompanhado dos governadores do Rio de Janeiro, Fernando Pezão; e do Espírito Santo, Paulo Hartung; e da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho.

Durante a reunião foi discutida proposta sobre a Casa da Gestante e do Bêbe, uma ação que o Piauí já experimenta.  Wellington Dias apresentou o projeto que o Governo do Estado está disposto a implantar a partir de janeiro de 2017, que é a Casa da Gestante e do Bebê para mulheres que respondem uma pena, orçado em R$ 850 mil.

“A ministra propõe uma parceria para que esse atendimento seja estendido à mulher gestante que esteja privada em liberdade. Ela gostou muito do projeto e quer que esse seja um modelo a ser seguido por outros estados”, disse Wellington Dias.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais