Cidadeverde.com

Diretor do CEM pede exoneração, após fuga de mais oito adolescentes

Imprimir

Atualizada às 11h

Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) informou que o pedido de exoneração do diretor de medidas socioeducativas, capitão Anselmo Portela, foi aceito pelo secretário Henrique Rebelo, que deverá anunciar o substituto na próxima semana. 

Atualizada às 8h44

Na noite de ontem(24), mais oito menores conseguiram serrar as grades e fazer uma corda feitas roupas e lençóis e pular o muro do Centro Educacional Masculino (CEM). Esta foi a terceira fuga em menos de 20 dias, num total de 26 adolescentes, sendo que apenas 9 foram recapturados. 

Esta fuga é considerada o estopim para o diretor de medidas socioeducativas da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc), capitão Anselmo Portela, que está encaminhando, na manhã desta sexta-feira(25), seu pedido de exoneração. Ele alega que não está no cargo apenas como figuração, já que não tem pessoal e estrutura suficiente para realizar o trabalho.  

O pedido ainda não chegou as mãos do secretário Henrique Rebelo (PT), que pode não acatar a decisão de Anselmo. Em relação às fugas, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar fazem buscas para encontrar os adolescentes foragidos. 

Em nota, a Sasc denuncia que houve facilitação da fuga por parte de socioeducadores de plantão e que vai fazer uma investigação para identifica-los e puni-los até mesmo com demissão. A secretaria ressalta ainda que não é um presídio de segurança máxima e que por isso não há armas dentro da instituição. Apenas os policiais militares da guarda externa estariam armados, mas há apenas um em uma das sete guaritas do local.

Nota na íntegra:

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) informa que oito adolescentes que cumprem medidas Socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), fugiram do local. Os menores estavam alojados na Ala “E”, e conseguiram fugir, serrando a grade da cela e escalando o muro na madrugada desta sexta-feira (25).

A Sasc informa que houve facilitação da fuga por parte de socioeducadores que estariam de plantão no momento. E que o órgão está tomando as medidas necessárias para a punição e demissão dos envolvidos. A secretaria reintegra que o Centro Educacional Masculino, não é um presidio de segurança máxima, e que o mesmo atende as especificações exigidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), onde nas dependências internas, não é permitido policiamento armado. Já na área externa do Centro, existem policiais militares, mas das sete guaritas de segurança, apenas uma, contém policiais.

Desde o começo da semana, o setor administrativo da Diretoria de Unidade de Atendimento Socioeducativo, que funcionava na sede da secretaria, passou a funcionar integralmente no CEM, e a Sasc está disponibilizando a aquisição de câmeras de monitoramento e acompanhamento, além do remanejamento de socioeducadores de outras unidades para o CEM.

Na última segunda-feira (22), foi lançado e publicado edital de licitação para reforma do Centro, com prazo de trinta dias para escolha da empresa que irá executar a obra, orçada em cerca de R$ 1,7 milhões.

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais