Cidadeverde.com

Inglês a partir de 1 ano de idade? Descubra o que isso pode provocar no seu filho

Imprimir


Nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve numa velocidade incrível. São milhões de novas conexões neurológicas e, por isso, aprender qualquer coisa nessa fase é bem mais fácil - inclusive aprender idiomas diferentes do materno. Muitos acreditam que o aprendizado de uma segunda língua atrapalha o desenvolvimento intelectual das crianças, mas, todos os estudos apontam para a direção oposta: conhecer um segundo idioma melhora as habilidades cognitivas e o raciocínio, aumenta a capacidade de concentração e compreensão e abre portas para um futuro com inúmeras novas oportunidades. 

Quanto mais precoce a criança é estimulada a novos idiomas, mais aumenta o número de conexões entre os neurônios, o que resulta no aperfeiçoamento das habilidades em várias áreas, até mesmo na motora. Diante disso, inúmeras escolas brasileiras despertaram para a necessidade de ensinar o inglês - que é a língua mais falada no mundo - mais cedo e com metodologias que permitem ao aluno um aprendizado natural, e que vai muito além do básico. 

O modelo bilíngue ganha força no Piauí. No Colégio Objetivo, a educação infantil vai iniciar o ano de 2017 já com o sistema bilíngue de ensino, para crianças a partir de 1 ano de idade. 

"De 1 a 3 anos, a imersão é total. Como a criança já tem o reforço da língua materna em casa, aqui todas as atividades serão em inglês e os alunos serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que inclui uma pedagoga, uma professora de inglês e uma auxiliar para cada turma, tudo para que o processo ocorra de forma natural e prazerosa para a criança", explica a professora de inglês Cintya Evangelista. 

Entre 4 e 5 anos, que é a fase de início da alfabetização, a imersão no inglês passa a ser parcial. "Nesse período, entendemos que a criança precisará de maior reforço da língua materna e nós também vamos garantir isso. Ela vai aprender a ler e escrever em português sem nenhum prejuízo, e vai continuar o aprendizado do inglês, pelo método bilíngue, de forma parcial", acrescenta a professora. 

Os benefícios do bilinguismo

As vantagens do bilinguismo infantil vão além de aprender um segundo idioma. A psicóloga educacional escolar do Colégio Objetivo, Conceição Uchôa, afirma que o contato com a segunda língua facilita o aprendizado de lógica e cálculo e acelera o desenvolvimento social e cognitivo da criança. 

Professora de Inglês Cintya Evangelista

"Quanto mais atividade para o cérebro, mais ele se desenvolve. É como um músculo, que quanto maior a quantidade de exercícios, mais ele cresce. Os estudos já comprovam que crianças bilíngues antecipam a consciência metalinguística e os pensamentos de lógica e cálculo, e têm também maior facilidade de concentração, focam mais rápido e desempenham melhor as atividades. Os ganhos são bastante positivos", enfatiza a especialista.
Conceição garante que aprender idiomas não gera nenhum tipo de prejuízo ao aprendizado da língua materna. 

"As crianças aprendem muito bem as duas línguas. Na infância, o processo de aprendizagem é mais tranquilo, livre das ansiedades e preocupações da vida adulta, por isso é mais efetivo. O contexto sociocultural da criança não é tão carregado. Além disso, estaremos atentos, é um processo muito bem cuidado, que exige muito planejamento. Tudo será feito a partir de uma parceria da escola com a família".

Psicóloga Conceição Uchôa

Vantagens de ser uma criança bilíngue

1- Comunicação: As crianças bilíngues têm duas vezes mais capacidade de ler e escrever, e seu conhecimento é mais amplo pelo seu maior acesso à informação global.

2- Cultura: As crianças têm acesso a duas culturas diferentes, à literatura, às histórias, a diferentes comportamentos, tradições, conversações, meios de comunicação, etc.

3- Conhecimento: Quanto mais conhecimento, mais desenvolvido será o raciocínio de uma criança bilíngue. Através dele, podem ser mais criativos e mais flexíveis.

Conheça mais sobre as vantagens do bilinguismo


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais