Cidadeverde.com

Piloto comenta possíveis causas de acidente aéreo com time

Imprimir

O piloto Raimundo Neiva, especialista em aviação discutiu no Jornal do Piauí desta quarta-feira (30) as possibilidades que podem ter levado a queda do avião que matou 76 pessoas e o time da Chapecoense na Colômbia. O piloto prefetiu não apontar nenhuma causa específica, mas acredita que uma das causas pode ter sido planejamento de voo mal feito pode ter provocado a queda da aeronave.

"A primeira coisa a ser feita é um planejamento de voo que tem que considerar a autonomia mínima para realizar um voo com segurança.  Aparentemente a aeronave usada não era apropriada para esse tipo de voo. Seria se tivesse feito uma escala intermediária" 

O piloto comentou ainda sobre a possibilidade levantada de que o avião teria ficado sem combustível. O dado mais impressionante levan tado por ele é que por mais rígidas que sejam as regras esta prática é relativamente comum. "Na aviação comercial as regras são bem rígidas  e você tem pouco espaço para esses acontecimentos, mas na aviação em geral esse tipo de acidente já ocorreu várias vezes e infelizmente irão ocorrer outros. É importante frizar que o erro humano está presente em quase totalidade dos acidentes aéreos e existe a violação das regras. Neste caso específico há indício de que houve violação e isso pode ser grave, o que seria o caso", relatou o piloto.

Quando a idade do avião, já que foi questionado que ele teria muito tempo de uso, o piloto exemplificou que aviões usados por Obama e Trump por exemplo tem 30 e 20 anos, respectivamente. "O que importa é a vida pregressa da aeronave e não a idade já que com uma boa manutenção é possível aumentar o tempo no mercado", pontuou o piloto.

Assista a entrevista completa:

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais