Cidadeverde.com

Cresce a ideia de eliminar os "pequenos" do futebol nacional

Imprimir

Está em andamento há algum tempo a ideia de eliminar os chamados clubes pequenos e "sem expressão" do futebol nacional, das competições mais importantes. A Taça Libertadores da América sofreu mudanças em seu sistema de disputa, passando a ocupar espaços praticamente no ano inteiro. 

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - River x Altos

Na próxima edição a competição terá 7 clubes brasileiros. Logo teremos 10 ou mais. O Campeonato Brasileiro da Série A rola durante uns 8 meses e ainda há quem ache pouco. Para eles, deveria durar mais.

Está em andamento há anos uma campanha para acabar com os campeonatos estaduais, mesmo sendo uma paixão dos torcedores em todos os estados. A cada ano ficam menores e a imprensa pressiona para serem simplesmente extintos.

O negócio da "elite" é jogar com o Barcelona, com o Real Madrid, com o Manchest etc, mesmo que seja para apanhar de 8 x 0, como aconteceu no jogo Barcelona x Santos.

Agora a CBF resolveu mudar o sistema de disputa da Copa do Brasil. Na primeira fase não teremos mais 2 jogos (ida e volta), mas apenas um e na casa do clube mais bem ranqueado, com 60% da renda para o vencedor e 40% para o perdedor. O negócio é jogar fora os mais fracos e ponto final.

O futebol do Nordeste precisa voltar aos velhos tempos, valorizando as competições estaduais e regionais, acabando com a ilusão de participar dos eventos mais importantes da CBF.

O futebol desta região não tem condições para fazer times que possam competir com os poderosos. A região tem uns 90 times com futebol profissional e, no máximo 3, consequem algum sucesso, ou pelo menos participar eventualmente da "elite".

Que federações e clubes tomem consciência da realidade.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais