Cidadeverde.com

Fiscalização flagra ambulâncias sem estrutura para levar pacientes no Piauí

Imprimir

 

Uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) flagrou 20 ambulâncias em situação irregular no Piauí. A ação abordou os veículos que transitaram nas BR 343 e 316, nas saídas de Teresina (PI). Apenas uma ambulância contava com todos os equipamentos exigidos para o transporte de pacientes. 

Âmparo Castro, coordenadora de fiscalização do Coren, explica que as ambulâncias precisam ter equipamentos básicos para atendimentos de emergência, como suporte para soro, tala para imobilização e maca com rodas. Além de não contarem com os itens, muitas delas sequer tinham local para descarte do lixo hospitalar. 

Outro problema detectado pela fiscalização do Coren foi a falta de profissionais de enfermagem nos veículos para acompanhamento dos pacientes. 

Mas as falhas não se restrigem a questão de saúde. A PRF verificou a condição dos veículos e se os condutores estavam regularmente habilitados. A fiscalização flagrou ambulâncias que descumpriam regras de trânsito, como ultrapassagens proibidas, que só podem ser feitas se o veículo estiver em urgência. Em outros casos, foram encontrados veículos transportando pessoas ao invés de pacientes. 

A fiscalização vai continuar e chegará aos municípios do interior ainda em dezembro e no início de 2017. Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano e Valença estão entre os municípios a serem visitados. 

com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais