Cidadeverde.com

Entenda o por quê de algumas pessoas terem alergias estranhas

Imprimir

Aposto que você conhece pessoas, ou então é uma delas que tem algum tipo de alergia. Picada de inseto, poeira, algum medicamento, algum alimento. Porém existem alergias meio incomuns, que dificilmente você conheça uma pessoa que tenha esse tipo de alergia. Antes de lançar a lista e comentar sobre cada alergia, é bom fazer uma revisão sobre o que é alergia. Alergia nada mais é que uma resposta do sistema imunológico a uma determinada substância que nosso organismo reconhece como estranha.

 

1 - Alergia ao frio
O frio causa algumas reações nosso corpo, que às vezes são confundidas com resfriado. Sair e pegar uma noite bem fria pode acarretar depois alguns espirros, uma dorzinha de cabeça, umas fungadas no nariz. Mas essa alergia ao frio que vamos citar é algo bem mais forte.
Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia diz que a exposição ao frio intenso pode causar urticárias graves em jovens adultos acometidos pela doença, que tem incidência estimada em 0,05% da população. Além de urticária, também aparece dores de cabeça, queda de pressão, e até perda da consciência. Existe o risco de morte em casos que a pessoa mergulhe em uma água gelada ou consuma algum alimento ou bebida gelado, causando inchaço da laringe, provocando assim a sufocação. Em metade dos pacientes, a doença sofre enfraquecimento em até 5 anos.


2- Alergia a exercícios físicos
Para quem é preguiçoso e sempre inventa uma desculpa para começar a se exercitar até que seria uma boa, certo? Errado!! Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, 17% dos casos de urticária crônica autoimune, estão associados à alergia a exercícios físicos. Além disso, possui um quadro clínico nada agradável. Coceira intensa, sensação de calor, ruborização, urticária gigante, inchaços, tonteira, vômitos, cólica e diarreia, em casos extremos pode levar até à morte. Ela também é conhecida como Anafilaxia Induzida pelo Exercício. Acontece quando a pessoa ingere algum alimento ou medicamento antes da prática do exercício. Como o nome já diz, a reação alérgica foi induzida pelo exercício.

 


3- Alergia ao sol
Tomar aquele banho de sol é uma maravilha né? Porém não para algumas pessoas. Também conhecida como erupção cutânea fotoalérgica, fotoalergia ou fotodermatose. É causada pelo sistema imunológico, quando o corpo é exposto ao sol. Tem mais de um motivo ligado a ela. Fator hereditário, sensibilidade causada por algum medicamento ou substâncias tóxicas acumuladas na pele depois da incidência solar. Além do sol, algumas lâmpadas podem desencadear a alergia. 


4 - Alergia a água
Entrou em contato com a água e já aparecem manchas vermelhas na pele. A urticária aquagênica é geralmente provocada por uma rara hipersensibilidade às substâncias presentes na água não destilada, como o cloro. Porém não pense que é apenas na hora do banho que isto acontece. Lágrimas, suor e a ingestão de água também desencadeia a reação alérgica. Ashleigh Morris ficou conhecida mundialmente como a mulher que tem alergia à água. Essa doença foi desencadeada nela devido a uma sobre dosagem de penicilina, que alterou os seus níveis de histamina. Em uma entrevista para o Daily Mail citou, “tomo banho em menos de um minuto. A experiência é tão dolorosa que muitas vezes acabo o banho chorando”. 


Fonte: Diário de Biologia

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais