Cidadeverde.com

Preso em Teresina, suspeito de matar prefeito e secretário de Goianésia do Pará

Imprimir


Prefeito natural de Barras morto no Pará.

Atualizada às 19h30

Policiais da Delegacia de Homicídios prenderam, nesta sexta-feira (9), o suspeito de matar o prefeito de Goianésia do Pará, João Gomes da Silva. A informação foi confirmada pelo coordenador da delegacia de homicídios, Francisco Costa, o Baretta. 

O crime aconteceu em janeiro deste ano, na cidade paraense. A prisão foi realizada por volta de 12h de hoje. O suspeito estava numa casa localizada na rua Juiz João Almeida, no bairro Ininga, na zona Leste de Teresina.

Com ele, a polícia encontrou duas identidades: uma com o nome Agnaldo Peixoto Alencar, e outra com registro de Benedito Peres Campelo. Segundo a Polícia, uma perícia será feita para identificar o documento verdadeiro. Ambos os RGs apontam que o suspeito de ter cometido o crime tem 55 anos.

O coordenador da delegacia de homicídios, delegado Francisco Costa, o Baretta, destacou o trabalho de investigação em conjunto entre as polícias do Pará, Maranhão e Piauí. 

"Ele matou um prefeito piauiense no Pará e quis se esconder logo no Piauí. O delegado Ricardo Freire, da delegacia de homicídios de Timon [MA], foi informado de que ele estaria escondido em Teresina. Ele estava pronto para fugir para o Pernambuco quando fizemos a prisão. Ele é o pistoleiro, que executou o prefeito, aqui no Piauí não é lugar de pistoleiro se esconder", disse o delegado. 

Os policiais acharam com ele R$ 3 mil em dinheiro, três celulares e um veículo Chevrolet Montana, com placa de Tocantinópolis (TO).

Dorothy

Inicialmente, foi divulgada a informação de que o homem estaria envolvido no assassinato da missionária Dorothy Stang. Ele teria sido um dos agenciadores da morte de Stang. Contudo, a Secretaria de Segurança Pública do Pará negou a informação. 

"Não sabemos como essa informação foi, de alguma forma, confirmada. Isso é algo que poderá ser esclarecido posteriormente, mas inicialmente o importante é dizer que não há qualquer relação desse homem no caso da Dorothy Stang", informou a assessoria de comunicação. O delegado geral do estado do Pará, Valmir Firmino, participou das investigações há 11 anos e negou o envolvimento do homem. 

A irmã morreu com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil. O motivo seria disputa de terras na região. 

Foto: Carlos Silva/Divulgação

A missionária americana Dorothy Stang, que foi assassinada em 2005

Prefeito

As investigações do caso estão sendo levantadas pela Polícia Civil do Pará. A secretaria estadual de Segurança Pública do Piauí chegou a marcar uma coletiva às 15h para falar da prisão, mas disse que não tem detalhes do caso. 

 
Delegado Emerson Almeida/Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

"Não sabemos a motivação do crime. O preso não quis falar em depoimento. A Polícia do Pará afirma que ele é um dos executores do prefeito e já tínhamos um mandado de prisão em aberto", disse o Delegado de Homicídios, Emerson Almeida. 

A polícia investiga, ainda, a participação de Agnaldo no assassinato de um vereador e um secretário estadual do Pará.

O prefeito João Gomes era natural de Barras (PI) e tinha 61 anos. O ex-gestor foi assassinado na cidade paraense durante um velório.

 

Maria Romero e Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais