Cidadeverde.com

Beije sem o mau hálito! Confira o cardápio ideal para fugir do odor

Imprimir

In vino veritas

Estudos recentes divulgados pela American Dental Association revelaram que os polifenóis presentes no vinho tinto ajudam a combater a inflamação causada pela gengivite. Além disso, as uvas têm fitonutrientes com propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir a cárie. Thais Onofri lembra que é necessário cuidado. Por ser alcóolico, o vinho desidrata o corpo e reduz de 20 a 40% do fluxo salivar. Isso facilita a deposição de tártaro e resíduos. A ingestão excessiva pode provocar ainda manchas e sensibilidade nos dentes. A dica é simples: intercalar o vinho com água, beber com moderação e continuar se hidratando após o jantar. Se a opção for pelo suco, invista em acerola, laranja lima, limão e morango. Segundo Thaís Onofri, chá verde e suco de tomate também estimulam a salivação, que, por sua vez, tem ação de limpeza e antimicrobiana.

Prato cheio
Frutas, verduras e “gorduras boas” são especialmente indicadas para deixar o hálito fresco na noite mais romântica do ano. Anote os campeões: maçã, pera, coco, kiwi, melancia, espinafre, salsa, cenoura, acelga, pepino, couve, amêndoas, castanhas, nozes, algas e a dupla arroz com feijão, rica em fibras. Além disso, mastigar bem os alimentos estimula as glândulas salivares, iniciando a digestão na boca. Isso não acontece quando comemos muito rápido. O processo mais lento pode causar prisão de ventre, e estudos indicam que o material acumulado no intestino exala componentes que podem ser absorvidos pelo sangue e liberados via pulmonar, alterando o hálito.

 

Romance com bactéria?
Segundo a especialista, 90% das mais de 60 causas de mau hálito estão na boca. Evite alimentos ricos em proteína animal – carne, leite e ovos. O mesmo vale para frutas e vegetais ricos em sacarose, como beterraba, manga, pêssego, nectarina, ervilha e milho, que podem ativar bactérias causadoras da cárie. E dentes cariados contribuem para a halitose. Brócolis, couve-flor, repolho, cebola, alho, azeitona, molho de mostarda, alcachofra, ketchup, picles em conserva, açúcar, café, molhos, sucos industrializados e carboidratos refinados também não ajudam o hálito. Já alimentos muito ácidos como refrigerantes, azeitonas, frango e atum contribuem para a formação da saburra lingual (camada esbranquiçada na superfície da língua), causa frequente da halitose. É importante lembrar que vários itens da lista são saudáveis e devem fazer parte de uma dieta balanceada. Tudo tem solução: uma escapadinha após a refeição para a higiene bucal, com atenção à língua, está longe de ser um hábito estraga-prazeres. Muito pelo contrário.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais