Cidadeverde.com

Saúde: Médico alerta para 'artrite nova' provocada pela Chikungunya

Imprimir

"Existe um reumatismo novo, uma artrite emergente, que são as manifestações musqueléticas da febre Chikungunya", esse foi o alerta feito pelo médico reumatologista, José Tupinambá, nesta terça(13), no quadro Saúde do Notícia da Manhã.

Segundo o especialista, 30 por cento dos casos que atendeu esse ano foram de artrite reumática provocada pela febre Chikungunya. Doutor Tupinambá fez questão de fazer esse alerta, principalmente, pela proximidade do período chuvoso. Ele, inclusive, sugere que as pessoas evitem se expor em ambientes abertos nessa época. "A pessoa pode ganhar uma artrite crônica e uma artrite reumatóide fabricada por um vírus", justificou. 

O médico reumatologista ainda lembrou os sintomas da febre Chikungunya( inchaço nas articulações, nos tendões e dores articulares, seguindo um quadro de febre alta que dura dois ou três dias e pequenas manchas vermelhas pelo corpo) enfatizando que essas manifestações se segue, em uma proporção expressiva dos casos, com o reumatismo crônico, que pode se parecer muito com a artrite reumatóide.

Ainda no telejornal, o doutor Tupinambá falou sobre outros tipos de reumatismo como a osteoporose, que segundo ele, não causa dor ou inchaço e tem como principal desfecho a fratura, por isso é preciso evitar quedas e pegar peso. 

O médico também trouxe uma boa notícia sobre a artrite reumatóide. Ele disse que o tratamento evoluiu muito e hoje consegue manter a situação do paciente próximo à normalidade.

Cerca de 25 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas. Segundo estudos, existem mais de 100 tipos de reumatismo catalogados, entre os mais comuns estão artrose reumática, artrite e osteoporose.

Popularmente conhecido como "dor nos ossos", o reumatismo provoca uma série de complicações e interfere não só nos ossos, mas nas articulações, músculos e cartilagem. A fisioterapia e a administração de medicamentos ajudam no tratamento.

Confira na íntegra o quadro Saúde sobre reumatismo!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais