Cidadeverde.com

Justiça aceita denúncia contra Lula e seu filho na Operação Zelotes

Imprimir

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, foi aceita nesta sexta-feira (16) pela Justiça Federal. Ambos estão sendo acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. 

Após esta decisão, Lula passou a ser réu em três ações penais. O petista responde a uma ação penal na Justiça Federal em Brasília por uma suposta atuação na compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Além disso, ele responde outra ação na Justiça Federal na Operação Lava Jato, onde é acusado de receber R$ 3,7 milhões da Odebrecht.

Segundo a denúncia, as investigações constataram que o ex-presidente, seu filho, e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni atuaram em negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen e também em uma medida provisória para prorrogar os incentivos fiscais para montadoras de automóveis. De acordo com o MPF, Luís Cláudio teria recebido R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.

Operação Zelotes
A Operação Zelotes investiga a manipulação de processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – órgão colegiado do Ministério da Fazenda, última instância administrativa dos processos fiscais. Os contribuintes recorrem a esta instituição para contestar multas.

Lula já vem sendo investigado na Zelotes
A força-tarefa da Operação Lava Jato apresentou mais uma denúncia contra o ex-presidente Lula na última quarta-feira (14). O Ministério Público Federal, em documento enviado à Justiça, acusa Lula de ter cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção em um esquema que envolveu a compra do terreno para o Instituto Lula e também a cobertura de um prédio em São Bernardo do Campo, cidade onde vive o petista e sua família.

Entre a lista de denunciados estava a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o advogado de Lula, Roberto Teixeira, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e seu assistente, Branislav Kontic. Além deles, também foram citados Demerval Gusmão, Paulo Melo e Glaucos da Costamarques.


Fonte: IG Com informações da Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais