Cidadeverde.com

Elmano Férrer diz que país está na UTI e critica falta de lideranças no Senado

Imprimir

O senador Elmano Férrer (PTB) enxerga com preocupação o ano de 2017. Para o piauiense, o futuro do país é incerto e estados e municípios estão na 'UTI' e criticou a falta de lideranças no Senado. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta segunda-feira (19), ele também falou sobre sua situação partidária para o próximo ano.

"Estamos atravessando um momento muito difícil e delicado nos níveis político e econômico. Estamos com mais de 12 milhões de desempregados. Isso traduz que mais de 50 milhões de pessoas estão sob o impacto do desemprego. Sempre levanto a tese do esgotamento do Estado Brasileiro. Considero que temos que reinventá-lo. Esse é um processo muito demorado, mas a crise do Estado é profunda e inserido nisso temos a crise federativa: os estados e municípios da federação estão na UTI, ou seja, a situação é difícil e delicada", disse 

O senador também comentou sobre a operação Lava Jato e a considerou como uma revolução ética e moral. 

"Estamos passando por profundas transformações e precisamos de um conserto nacional. O resultado da Lava Jato é imponderável. Não sabemos o dia de amanhã. A primeira deleção das 77 previstas foi um impacto muito grande... Se porventura amanhã o Eduardo Cunha (PMDB) resolva falar alguma coisa, ou seja, o futuro é de uma incerteza muito preocupante. Acredito e aposto no entendimento", disse.

O piauiense falou ainda sobre a crise no Senado. No início do mês de dezembro, a crise institucional entre o Judiciário e o Legislativo ganhou proporções imensuráveis, após a Mesa Diretora do Senado ignorar a liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello que ordenava o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência da Casa.

"Vejo com preocupação essa desarmonia. Há um tensionamento muito grave que pode nos levar a uma crise com consequências imprevisíveis. Oposição e situação têm que colocar os interesses da população, acima das divergências político/partidário e até mesmo ideológicas. Fico observando no Senado: 81 senadores, sendo 26 ex-governadores, 17 ex-ministros e  às vezes ficamos no 'imobilismo' total, um vazio de lideranças preocupantes. Por isso eu insisto no diálogo para que seja preenchido esse vazio de liderança no Brasil", desabafa. 

 

Situação partidária

Questionado se permanece no PTB ou se filiará ao PMDB, Elmano Férrer foi bastante suscinto e também controverso. 

"Eu estou decidido. Praticamente, estou com um pé lá no PMDB e outro aqui. Tem horas que estou com os dois lá e dois cá. A República passa por um momento delicadíssimo e a precoupação agora maior é o Brasil. Temos que sair dessa crise econômica com desdobramento social, com o empobrecimento da nação, as empresas em situação delicada em todos os setores da atividade econômica. Daí urgem medidas austeras que vão refletir na sociedade mas que não recaia em quem já perdeu o emprego...Todos estão sofrendo e temos que buscar uma saída", finaliza Férrer. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais