Cidadeverde.com

Adolescente de 14 anos larga escola para cuidar sozinha da mãe doente

Imprimir

Fora da escola há pelo menos quatro anos, uma adolescente de apenas 14 anos é atualmente a responsável por cuidar sozinha da própria mãe que sofre de esclerose múltipla. A história da jovem é dramática já que ela sobrevive graças a ajuda de um grupo de fiéis de uma igreja evangélica que localizou a menina e trouxe o caso as autoridades do Conselho Tutelar de Teresina.

Uma equipe da TV Cidade Verde mostrou a história no Jornal do Piauí desta terça-feira (20) e descobriu que a menina está há 19 dias no hospital acompanhando a mãe internada em estado grave. A denúncia foi feita por uma dona de casa que há quase três meses descobriu a história da adolescente.   "O pai dela teve um AVC, é cadeirante, acamado e a mãe é doente. Durante um certo tempo a menina cuidou do pai e da mãe e relatou que não aguentava mais. Parou de estudar e parou de viver. Hoje ela tem só a mãe e não tem condições de assumir tamanha responsabilidade", descreveu a dona de casa que preferiu não se identificar.

A menina morava sozinha em uma casa no bairro aeroporto e se alimentava com a ajuda dos vizinhos. Ela foi encontrada sem nada para comer e com a casa toda suja. "O colchão da mãe estava encharcado de xixi com a mãe nua sobre ele. A menina dormia sentada em uma cadeira ao lado do colchão da mãe em uma situação extremamente degradante", completou.

Só foi possível conhecer os detalhes dessa história por causa do trabalho dos fiéis da igreja que por acaso visitaram a casa da família. A menina é responsável por todas as atividades domésticas, mal sai de casa, só se alimenta com a ajuda dos vizinhos e está sem estudar há quase quatro anos. Agora ela está há 19 dias  junto com a mãe no hospital do bairro Buenos Aires. A idosa está muito doente e a menina se recusa a sair do lado da mãe.

"Eu cuido dela sozinha dia e noite - eu me sinto cansada. Não aguento mais isso. Eu não quero que me tirem daí - eu não vou sair. Nem que eu fique na porta do hospital. Dia e noite eu fico lá na porta. Minha mãe precisa de fraldas e como está perto do Natal espero que toque o coração das pessoas que pensem um pouco que tem uns que não precisa mas tem aquelas que precisam muito", desabafou a adolescente.

O caso teria sido denunciado para o Conselho Tutelar da região no mês de outubro e os conselheiros encaminharam o caso para o CREAS para que fizesse o atendimento, mas não houve um acompanhamento para saber se ela recebeu ajuda ou não.

Ana Amélia, conselheira Tutelar da região central, explica que está sendo realizado um estudo social sobre o caso da jovem para que ela possa ser inserida nas políticas públicas, mas garante que será prestada uma assistência emergencial à garota. "Após uma denúncia foi feita uma visita e em seguida foi encaminhada para a rede que é o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que é onde ela vai ter garantido efetivamente o direito as políticas públicas. Ainda não tivemos um retorno do CREAS porquê ainda está sendo feito um estudo social. E essa informação de que ela está há 19 dias no hospital nós soubemos hoje através da imprensa. Em momento algum ela poderia ficar no hospital. Ela tem apenas 14 anos e eu acho que também por conta da situação o hospital não deve saber porquê ela está acompanhando", afirmou a conselheira.

A conselheira garantiu ainda que será feita uma visita para o hospital e que providências serão tomadas a partir de hoje. 

Rayldo Pereira
[email protected]

  • 6c498b0c-dbbe-4363-9c29-c1221bda34a3.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • cb9c0b84-9169-48d9-9082-78a9f5538d50.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 39d1133e-8a5a-4a8d-993a-2d428886a9b5.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • ede7607c-f935-4c2e-8835-e555a94e4806.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 7f7443aa-c435-48d5-b002-5f4f10e097e8.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais