Cidadeverde.com

SEID inaugura ampliação do Centro de Reabilitação da Apae

Na manhã desta terça-feira (20), aconteceu a inauguração da ampliação do Centro de Reabilitação Dr. Emílio Victório Filho da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Piripiri.

A ampliação foi realizada com recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da emenda parlamentar do então deputado federal, Simplício Mário; da emenda parlamenta do deputado estadual Marden Menezes; de recursos da Receita Federal e do apoio da comunidade. A Apae de Piripiri atende e acompanha 810 pacientes em habilitação e reabilitação no desenvolvimento neuropsicomotor.

O presidente da Apae de Piripiri, Francisco Osmarino, fala que a partir do momento em que aproximamos as pessoas com deficiência dos seus direitos podemos diminuir as barreiras sociais. “Temos a missão de promover e articular ações de defesa dos direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados a melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla para uma construção de uma sociedade justa e igualitária”, frisa o presidente.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o compromisso do Governo do Estado é trabalhar, ainda mais, para a inclusão da pessoa com deficiência. “A ampliação desse Centro de Reabilitação vai beneficiar todas as pessoas dessa região. Agora, elas não vão precisar mais se deslocar para grandes centros em busca de tratamento. A descentralização desses serviços é umas das determinações do governador Wellington Dias. Isso é uma forma do governo estar mais próximo da população”, destaca o gestor. Ele ainda completa que está em andamento o processo para a construção de um Centro de Reabilitação tipo II (que atende a dois tipos de deficiência) em São João do Piauí.

Apae de Piripiri

A Associação desenvolve ações de saúde, educação e assistência social. Em 2006, foi credenciada junto ao Sistema Único de Saúde e realiza atendimentos e acompanhamentos em habilitação e reabilitação. A Apae é resultado da união de forças que se voltam para uma finalidade: a construção de espaço de inclusão efetiva para as pessoas com deficiência.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais