Cidadeverde.com

Em tempos de rede social, Dom Jacinto Brito pede 'encontros reais' neste Natal

Imprimir
  • bispi1.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • bispi2.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • bispi3.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • bispi4.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • bispi5.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com

Ao invés do abraço, uma mensagem de celular. No lugar do aperto de mão, um simples ‘Feliz Natal’ postado numa rede social. Em época de diminuição dos contatos presencias em decorrência do aumento do uso de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, pede que neste 25 de Dezembro a sociedade saia da dimensão virtual e valorize a oportunidade de ter a presença do outro. 

Dom Jacinto Brito reconhece as vantagens das ferramentas tecnológicas, mas ressalta que, se os seres humanos vivenciarem somente o espaço digital, as relações afetivas serão ‘empobrecidas’. 

 “Deus não mandou recados. Ele veio. Veio nos encontrar e caminhar conosco. Isso é um convite para a aproximação real das pessoas. Nada substitui um sorriso, um abraço, um olhar e o calor de um aperto de mão. O Natal é a festa do encontro, encontro entre Deus e o homem, encontro entre nós como irmãos. É uma ocasião para, de fato, dedicarmos nosso tempo e nos aproximarmos do outros”, orienta o arcebispo.

Data cristã mais importante, o Natal significa a vinda de Jesus Cristo, filho de Deus, para o mundo.  “O eterno entra no tempo. Deus se humana e se torna um de nós. O Natal é a experiência do Deus eterno, todo poderoso, se tornar um de nós na fragilidade de uma criança, na ternura de uma criança”, explica Dom Jacinto. 

Festa para Jesus

“Não dá para comemorar um aniversário sem o aniversariante”. É com essa constatação que Dom Jacinto lembra que Jesus Cristo é o protagonista deste 25 de Dezembro. O arcebispo aconselha aos cristãos que não considerem a data como ‘comercial’.  

“O sentido do Natal é realmente a festa do nascimento de Jesus. Que o comércio e lucro não tirem o brilho dessa maravilha que é o encontro com Cristo. Celebrar o Natal sem Cristo é celebrar aniversário sem que o aniversariante esteja presente”, pondera o arcebispo de Teresina. 

Instrumento de paz

Para o ano que está por vir e para este Natal, Dom Jacinto Brito deseja paz. O arcebispo adverte que o estado de tranquilidade não acontece de repente e afirma que, foi com razão que ,na noite do nascimento de Jesus os anjos disseram “gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens”.

 “Por isso Jesus disse: Felizes daqueles que constroem a paz porque serão chamados filhos de Deus. São Francisco reza na oração “senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz”.  A paz é construída e nós podemos ser esse instrumento. A paz começa dentro de nós e se estende ,se ramifica, se concretiza  em iniciativas”, declara Dom Jacinto. 

Missa do Galo

O arcebispo Dom Jacinto Brito celebrará a Missa do Galo, na véspera do Natal, às 21 horas na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva. A importante celebração católica também será feita em outras paróquias da Arquidiocese de Teresina. “Que possamos todos celebrarmos o nascimento do Senhor Eterno”, convida Dom Jacinto. 

Veja programação de algumas missas: 


Catedral Nossa Senhora Das Dores - Centro
24/12 – 10h / 21:00h – Celebração com o Arcebispo Dom Jacinto Brito
25/12 – 18h
 
Igreja de São Benedito – Centro
24/12 – 19h
25/12 – 6h:30, 9h, 18h
 
Igreja Nossa Senhora do Amparo – Centro
24/12 – 20h
25/12 – 7h / 9h / 11h
 
Igreja de São José Operário – Vila Operária
24/12 – 21h
25/12 – 8h / 17h
 
Igreja Santíssima Trindade – Primavera
24/12 – 21:30h
25/12 – 17h Capela Nossa Senhora da Esperança (Morro da Esperança)
 
Santuário São Francisco de Assis – Dirceu I
24/12 – 18h – Comunidade Menino Jesus / 19h - Matriz
25/12 – 7h, 9h, 19h Matriz
 
Igreja Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima
24/12 – 22h
25/12 – 8h / 19h
 
Santuário Nossa Senhora da Paz – Vila da Paz
24/12 – 21h Matriz
25/12 – 19h Matriz
 
Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Vermelha
24/12 – 20h
25/12 – 19h
 
Igreja Matriz de Santa Luzia– Promorar
24/12 - 19h
25/12 - 9h / 19h
 
Igreja Matriz da Imaculada Conceição – Morada Nova
24/12 – 19h30
25/12 – 17h30
 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais