Cidadeverde.com

Cinquenta detentos concluem curso de construção civil no PI

Imprimir

Cinquenta e um detentos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira receberam, em solenidade nesta sexta-feira (23), os certificados de conclusão do curso de Operário da Construção Civil – Pedreiros de Alvenaria, ministrado na unidade prisional através de parceria entre as secretarias de Trabalho e Empreendedorismo e de Justiça, executado pelo programa Setre nos Municípios.

O curso teve a carga horária de 80 horas/aula e duração de 22 dias, com aulas teóricas e práticas. O objetivo do Governo do Estado, ao promover o curso, dar suporte para a inserção de pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho. Outros cursos já foram realizados na Major César, qualificando mais de 100 detentos da unidade, desde 2015.

O reeducando Joacir Ferreira, 26 anos, que participou do curso, avalia de maneira positiva a troca de experiências e o estímulo recebido na qualificação. “Estamos gratos com a oportunidade de aprender sobre uma nova profissão, tendo a chance de construir uma vida diferente e nos tornar aptos para conseguir um espaço no mercado de trabalho”, destaca.

Para o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, o incentivo ao estudo e trabalho são propostas que motivam os detentos na mudança de comportamento dentro e fora do sistema prisional. “Estamos reforçando o trabalho de capacitação para que, futuramente, os detentos tenham condições de seguir outros rumos, a partir do trabalho”, pontua.

Os internos que fizeram o curso já aplicaram os conhecimentos adquiridos na construção de uma guarita na unidade prisional. De acordo com o professor Murilo Pereira de Carvalho, o incentivo ao estudo é muito importante para a mudança de vida dos detentos. “Ficamos felizes com o empenho de cada reeducando durante nossas aulas, tirando dúvidas e preocupados com a execução das atividades”, afirma.

Outros cursos, como o de Mecânico em Motos, estão previstos para serem ofertados na Major César e em outros presídios. O secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, ressalta que a capacitação desenvolve não só o conhecimento técnico, mas também agrega na formação ética. “Os valores humanos, como o respeito, justiça e cidadania, são resgatados em sala de aula. Temos a certeza de que, ao final do curso, os internos saem com outra visão de mundo e prontos para os novos desafios”, assinala.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais