Cidadeverde.com

Centro Estadual de Equoterapia realizou mais de 2 mil atendimentos em 2016

Imprimir

Em 2016, o Centro Estadual de Equoterapia, que é desenvolvido pelo Esquadrão Independente de Polícia Montada (EIPMON-PMPI), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), realizou, em Teresina, mais de 2 mil atendimentos à pessoas com deficiência.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo sob uma abordagem interdisciplinar aplicado nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Em Teresina, esse método começou a ser desenvolvido, em 2002, através de uma iniciativa de alguns policiais militares. Em 2004, surgiu a parceria com a SEID, que na época era uma Coordenadoria. O serviço foi descentralizado e Parnaíba, também, foi contemplado com um Centro de Equoterapia.

De acordo com o Supervisor Geral do Centro de Equoterapia, Major Jamson Lima, existe a proposta de instalação de um centro em Floriano. “Estamos buscando o local para fazer a estrutura adequada e depois realizaremos a capacitação dos profissionais que prestarão esse serviço. Acredito que a implantação do centro em Floriano aconteça em 2017”, enfatiza o supervisor. Ele fala, ainda, que em 2016, a avaliação foi positiva porque a capacidade de atendimentos foi ampliada. “Conseguimos ampliar a capacidade de atendimento da equoterapia, principalmente com o apoio da SEID, que nos disponibilizou profissionais da área de saúde. Além disso, integramos mais nossos profissionais e realizamos um curso de equitação para equoterapia, que foi o primeiro no Piauí. Antes tínhamos que sair para Brasília, mas aos poucos estamos conseguindo um centro de excelência no nosso estado”, destaca o Major Jamson. 

O secretário da SEID, Mauro Eduardo, fala da importância de descentralizar esse serviço para outros municípios do Piauí. “O Governo do Estado desenvolve uma política de descentralização de serviços para melhorar a vida das pessoas. Estamos buscando implantar um Centro de Equoterapia em Floriano e outro em Picos.”, afirma o gestor. Ele analisa de forma positiva o avanço dos atendimentos na capital. “Esse ano, mais de 2 mil atendimentos foram realizados. Isso mostra a importância desse serviço para desenvolvimento das pessoas com deficiência e vamos ampliar ainda mais!”, esclarece, Mauro Eduardo.  

Para a Márcia Carvalho, que é mãe de Wilson, um dos praticantes da equoterapia, o tratamento está melhorando o desenvolvimento comportamental e de fala do seu filho. “Wilson tem cinco anos e há dois faz equoterapia. Ele é autista e tem dificuldades na fala. Com a prática da equoterapia e, de outros tratamentos paralelos, percebo como ele melhorou em relação ao comportamento e a socialização com as pessoas. Eu não entendo bem o que o cavalo passa para a criança, mas é uma tranquilidade que atinge meu filho”, destaca Márcia. 

A capitã Sheila Chaves, coordenadora e fonoaudióloga do Centro de Equoterapia de Teresina, explica que o tratamento de equoterapia é método terapêutico que contribui de forma prazerosa na reabilitação e reeducação de crianças, adolescentes e adultos. “Isso acontece através de atividades que promovem melhoras na coordenação motora, no equilíbrio e na postura, na atenção e concentração, na autoestima e no processo de ensino – aprendizagem, por conseguinte proporciona uma melhor qualidade de vida”, finaliza a coordenadora.

Sobre o Centro de Equoterapia em Teresina

O Centro de Equoterapia/Teresina, atualmente, atende pessoas com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor, Encefalopatia Crônica não Progressiva, Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Traumatismo Crânio Encefálico, através dos programas de hipoterapia, educação/reeducação e pré-esportivo, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, nos horário das 08h às 11h e à tarde das 15h às 18h. O Centro acompanha 91 praticantes divididos nos dois períodos, sendo 48 (quarenta e oito) praticantes no período da manhã e 53 (cinquenta e três), no período da tarde. E, consta com uma lista de espera de 53 pessoas.

Atualmente, o centro conta com os serviços de assistentes sociais, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogas, psicólogas, educadores físicos, fisioterapeutas e psicopedagogo. Além de equitador e auxiliares guia. 

O Centro Estadual de Equoterapia do EIPMont – PMPI está localizado na Avenida São Francisco, nº 3001, Bairro: Parque Jurema, CEP. 64076- 520, na cidade de Teresina – Piauí.

Para 2017, a intenção é ampliar o número de atendimentos inserindo o terceiro turno. “Temos a meta de aumentar a capacidade de atendimentos no próximo ano. Criar o terceiro turno, através de iluminação do nosso picadeiro central. Saímos de 45 praticantes para 108 e a ideia é ficar em torno de 160 praticantes”, fala o Major Jamson. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais