Cidadeverde.com

Dr. Gilberto Albuquerque permanece na direção do HUT e destaca ações para 2017

Imprimir


O médico Gilberto Albuquerque continuará com os trabalhos à frente da direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Em entrevista ao Cidadeverde.com, nesta segunda-feira (02), ele confirmou que aceitou o convite do prefeito reeleito Firmino Filho para permanecer no cargo. Albuquerque também falou dos planos do hospital para 2017 e fez um balanço das atividades do ano passado, destacando principalmente a nova dinâmica de atendimento no hospital.  

“Fui convidado e aceitei continuar à frente do HUT e, é claro, o hospital é um grande desafio, é um projeto a longo prazo. Abrimos o HUT numa época turbulenta, em 2008, e muita coisa não ficou ajustada. Agora, nós estamos ajustado e vamos continuar ainda mais para que o atendimento seja pleno”, comentou o diretor. 

Ele acrescentou que, para 2017, os planos iniciais é concluir algumas obras no prédio, como, por exemplo, a da lavanderia e esterilização, e de novos leitos de UTI.  

O diretor também declarou que ao decorrer do ano o prefeito Firmino Filho bem como o secretário municipal de Saúde, Silvio Mendes, irá dialogar com o Governo do Estado para que os hospitais regionais funcionem de maneira plena. Com isso, reduzirá o número de pacientes menos complexos que saem do interior para Teresina em busca de atendimento. 

Dinâmica de atendimento 

Sobre 2016, o diretor destacou a conclusão de reformas importantes, como a do centro cirúrgico, e do setor de queimados e de nutrição. Além disso, ele falou sobre a nova dinâmica de atendimento do hospital, que foi o “fechamento de portas” para os casos mais simples para atender de maneira emergencial e com mais rapidez os mais complexos. Os planos para 2017 é reduzir ainda mais o atendimento aos casos menos complexos, encaminhando para os demais hospitais municipais, para prestar atendimento mais qualificado, rápido e eficiente aos pacientes graves. 

“Até 2016, nós tínhamos uma demanda sempre crescente que gerava falta de leitos, o atendimento, de certa forma, indesejável, que é o mesmo adequado. Então, esse trabalho de avaliação mostrou que um dos grandes problemas era o atendimento de pacientes que não precisava da complexidade que o HUT oferece; nós estávamos usando uma equipe altamente qualificada para casos simples”, disse Gilberto.

Após um mês com o novo esquema de atendimento, o diretor relatou que reduziu em pelo menos 60 casos o número de pacientes que deixaram de ser atendidos por dia no HUT.

“Nós já conseguimos ver bons resultados. Hoje você consegue andar pelos corredores do HUT e eles estão livres. É possível você prestar um atendimento de maneira mais adequada e mais justa aos pacientes. Nós deixamos de atender de forma direta uma média de 40 a 60 pacientes por dia. O trabalho de conscientização antes de iniciar essa maneira de atendimento foi muito grande”, ressaltou. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais