Cidadeverde.com

Aprenda a se livrar dos agrotóxicos presentes em verduras e frutas

Imprimir

Muita gente não dá a menor bola, mas consumir alimentos com agrotóxicos é muito perigoso. Afinal, o produto tem como finalidade exterminar pragas e doenças que atacam as plantações. Só aí já dá para entender que ele pode ser fatal para a nossa saúde ou então provocar diversos efeitos colaterais, entre eles náuseas, dores de cabeça, alterações intestinais, alergias e até lesões renais e hepáticas, desenvolvimento de cânceres, alterações genéticas, problemas neurológicos, abortos e infertilidade. Vale saber ainda que as frutas e os legumes costumam ser mais infectados, já que contêm poros que absorvem uma quantidade maior de toxinas. Para se livrar dos agrotóxicos é superimportante não comprar alimentos muito grandes. Apesar deles encherem os olhos e darem água na boca, pode acreditar que para crescerem além do tamanho natural foram expostos a uma enorme quantidade de toxinas. Já na hora de preparar e consumir a comida, é essencial lavar primeiro em água corrente e, em seguida, deixá-la de molho com higienizantes específicos vendidos em supermercado ou então lançar mão de uma das receitas a seguir!


? Limpeza com bicarbonato

Nos alimentos grandes, como maçã, berinjela, pimentão e pera, você pode passar uma pastinha feita com apenas 1 col. (café) de bicarbonato misturada com 1 col. (café) de água. Já nos menores, como o morango e a uva, basta mergulhá-los em uma tigela contendo 1 col. (sopa) de bicarbonato para cada litro de água.

Em ambos os casos, deixe a receita agir por 15 minutos e depois enxágue muito bem a comida em água corrente. Está prontinho para consumir e livre de substâncias tóxicas. Faça em casa! ????

? Limpeza com água sanitária

Em uma tigela dilua 1 col. (sopa) cheia de água sanitária para cada litro de água e mergulhe os alimentos por 20 minutos. Depois, enxágue a comida em água corrente, passando os dedos nas verduras para retirar resíduos de terra e larvas, e esfregando a casca das frutas e dos legumes com uma bucha própria para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico.

 

Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais