Cidadeverde.com

Vacina contra vírus HPV já está disponível em Teresina

Imprimir

A partir de agora os meninos de 12 e 13 anos terão à sua disposição a vacina contra o HPV, que foi acrescentada à rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Teresina, as salas de vacina já estão abastecidas e à disposição deste público durante todo o ano. 

A previsão é que até 2020 a faixa etária será ampliada gradativamente, quando serão incluídos os meninos com nove até 13 anos. “Esta faixa etária foi escolhida por ser uma fase em que a vida sexual, e, consequentemente, a possível exposição ao vírus não foi iniciada ainda”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
 
O objetivo é prevenir os casos de câncer de pênis, garganta e ânus, lesões ano-genitais pré-cancerosas e verrugas genitais, males que estão diretamente relacionadas ao HPV. Além disso, a vacinação masculina também contribui para a redução dos casos de câncer de colo de útero em mulheres, já que os homens são responsáveis pela transmissão do vírus.
 
“O câncer de pênis é um dos cânceres com prevalência significativa em estados subdesenvolvidos, e denota a pouca educação em saúde da população”, comenta Amariles Borba, que ressalta ainda que os cânceres de boca e orofaringe são atualmente o sexto tipo mais comum do mundo, com 400 mil casos e 230 mil óbitos por ano no planeta. “Por isso, pedimos aos pais que estejam atentos ao calendário de vacinação de seus filhos e os mantenham em dia com as doses para cada faixa etária”, afirma a diretora.
 
O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Além deles, serão contemplados os homens com HIV entre nove e 26 anos, que assim como as mulheres nas mesmas condições serão imunizados em um esquema de três doses. Para receber a vacina, os portadores de HIV devem apresentar prescrição médica.
 
Desde 2014 a vacina está disponível para as meninas. Atualmente, a faixa etária contemplada é a de adolescentes entre 9 e 14 anos de idade.
 
Vacina Meningocócica C
 
Outra alteração no calendário de vacinação é a ampliação da vacina meningocócica C, que protege contra um dos tipos de meningite bacteriana. Ela já estava inclusa no calendário de vacinação em duas doses, administradas aos 3 e 5 meses de idade, e agora será dada um reforço aos adolescentes de 12 e 13 anos.

Fonte: FMS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinaHPV