Cidadeverde.com

Ambulante é flagrado lavando frutas com água de vazamento em Teresina

Imprimir

Atualizada as 11h28min

Um vídeo compartilhado nas redes sociais de Teresina tem chocado internautas com um vendedor ambulante molhando frutas com água do que parece ser um esgoto. O vídeo foi feito nas proximidades do Mercado Central da capital e foi exibido no Jornal do Piauí desta sexta-feira (06). Nele é possível ver o vendedor pegando duas garrafas plásticas cortadas, recolhendo água do local e despejando sobre as frutas que estão a venda. Ao contrário do que diz a mensagem do Whattsapp, a água não é retirada do esgoto e sim de um vazamento de água potável do local.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Francisco Cesário, apesar de chocantes, as imagens não surpreendem. Já que o simples fato das frutas estarem expostas e acondicionadas de forma errada já pode revelar uma possível contaminação. "A população de Teresina é conhecedora que esses produtos expostos dessa forma estão vulneráveis a contaminação de todas as formas. Além de não saberem a procedência desses produtos, o que é muito perigoso. Mesmo sendo água potável, em contato com o solo há risco de contaminação ", comentou o gerente.

Apesar de serem responsáveis pela fiscalização das condições de venda e consumo desse tipo de produtos, não é da vigilância sanitária a fiscalização dos vendedores ambulantes. A SDU Centro-Norte é quem cuida desse processo e informou em nota que após a divulgação do vídeo, equipes de fiscalização foram acionadas para adotarem as medidas cabíveis em relação ao flagrante.

O comércio ambulante é proibido pelo Código de Posturas e a fiscalização para coibir a prática é feita diariamente. Ao constatar a irregularidade, a Prefeitura apreende a mercadoria do ambulante e explica que o serviço deve ser feito de acordo com a legislação.

A coordenação de Vigilância Sanitária alerta ainda à população que, se tomar conhecimento de situações semelhantes, pode acionar o órgão que os fiscais irão ao local para adotar todas as providências previstas em lei. "Nós orientamos as pessoas que denunciem no telefone 32159102. A partir da denúncia a vigilância junto a SDU realiza a apreensão dos produtos", explicou o coordenador.

Uma equipe da SDU foi enviada no fim da tarde desta sexta-feira (6) no local.  

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais