Cidadeverde.com

Hospitais reclamam atraso de pagamento e vão suspender atendimentos do Plamta e IPMT

Imprimir

Cerca de 50 estabelecimentos, entre hospitais, clínicas e laboratórios, conveniados com o Plano Médico de Assistência e Tratamento (Plamta) e o Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) pretendem suspender o atendimento a usuários dos dois planos a partir da próxima segunda-feira (9). A alegação é de atraso nos pagamentos por parte do Governo do Piauí e Prefeitura da capital. 

Segundo o Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi), o atraso no Plamta é referente ao mês de setembro, cujo prazo para pagamento acabara em novembro. Já o IPMT teria atrasos que remontam desde agosto. A soma dos valores devidos superaria a casa de R$ 15 milhões. 

O Sindicato enviou ofício para a direção dos dois planos na sexta-feira (6). Os estabelecimentos afirmam que as perdas, se não forem sanadas, podem resultar em demissões. Por isso, pretendem suspender consultas, exames e cirurgias, mantendo os procedimentos já em curso e de urgência.

O Cidadeverde.com não conseguiu resposta da Prefeitura de Teresina até a publicação desta matéria. 

O Iaspi, que administra o Plamta e Iapep, informou que vai procurar o sindicato dos estabelecimentos para esclarecer a situação e alega um problema administrativo para o atrase do repasse do mês de outubro de 2016. O órgão afirma que há dinheiro em caixa para o pagamento, que só poderá ser feito após a reabertura do sistema financeiro do estado, no fim de janeiro. Informou ainda que os valores de setembro foram pagos, ao contrário do que foi divulgado pelo Sindicato dos Hospitais. 

Veja a nota divulgada pelo Iaspi

O Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) informa que, por conta de um problema administrativo, o repasse aos conveniados do Plamta, referente ao mês de outubro de 2016, não ocorreu no prazo de 60 dias, conforme previsto. 

O Iaspi está ciente do problema e o dinheiro já está assegurado, aguardando apenas a abertura do sistema de contas do Estado para ser feito o pagamento. A direção do órgão pretende reunir-se nesta segunda-feira (9), com o sindicato dos estabelecimentos conveniados a fim de esclarecer sobre o fato ocorrido bem como definir a programação para o pagamento das competências de 2017.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais