Cidadeverde.com

Ministro garante a Wellington que avaliará retorno de Leilão de Energias

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) informou que o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra de Sousa, garantiu que o governo federal irá analisar a possibilidade de retomar a realização dos Leilões de Energias Renováveis no Piauí e em outros Estados do Nordeste. Os certames deveriam ter acontecido no final do ano passado e foram cancelados. 

Wellington Dias ficou otimista com a perspectiva de retorno do Leilão e disse que até março o ministro prometeu uma resposta sobre a questão. Nessa terça-feira (10), o governador teve uma reunião no Ministério de Minas e Energia para tentar sensibilizar o ministro quanto à necessidade de retorno do Leilão e para que possa haver, nos estados, abertura de novas usinas e torres de geração de energia limpa. 

Os investimentos, de acordo com o governador, são alternativos à crise energética e contribuem para o crescimento e abastecimento elétrico, além da preservação do meio ambiente e crescimento da economia.

“Deixamos claro aqui o apelo dos governadores do Nordeste para que a gente tenha, em 2017, a definição do leilão, tanto para energia eólica quanto para energia solar. Ficou acordado que até o mês de fevereiro serão feitas todas as análises para a tomada de decisão e retomada dos leilões, provavelmente, no mês de março. Estaremos dialogando com os órgãos de controle, porque tem a ver com a perspectiva de retomada do crescimento da economia, a longo prazo, que envolvem indústrias de equipamentos, empresas do Brasil e do mundo. Isso cria um ambiente de muita segurança que é fundamental”, explanou.

Para o governador, uma boa notícia da reunião, foi a definição de uma mudança permitindo o chamado leilão híbrido, que realiza leilões de energia eólica e solar. “Isso é muito bom para o Nordeste e para o Piauí. Poder fazer um leilão já casado com geração de energias eólica e solar já e um saldo muito positivo pro Brasil”, pontuou Wellington Dias.

O ministro Fernando reconheceu que os Estados do Nordeste, particularmente o Piauí, tem um potencial na geração de energias eólica e solar, mas que pelos ajustes que estão tendo que ser feitos no governo, o leilão teve que ser cancelado. Ele garantiu que ‘reanalisará’ os números relacionados a geração de energia nos Estados, e que até o final do primeiro trimestre desse ano, possa dar uma resposta sobre o retorno ou não dos leilões.

“Recebi os governadores do Nordeste preocupados, com razão, pelo cancelamento do leilão de reserva que o governo realizaria em 2016. [...] Explicamos as dificuldades do Ministério de ter realizado o leilão em 2016. Evidentemente que a gente sabe que isso traz um impacto negativo tanto na indústria de equipamento quanto nas economias locais, mas temos responsabilidade com órgãos de controle no momento atual que Brasil vai vivendo, mas também temos nosso otimismo de que economia vai voltar a crescer. 

Estamos atentos a geração de emprego em um momento difícil que o país está vivendo. Ouvimos dos governadores o apelo para que a gente possa com a mais urgência checar e ‘rechecar’ esses números junto com as associações, a empresa de pesquisa, órgãos de controle, para que ainda no primeiro trimestre, a gente possa anunciar qual a real necessidade ou não de contratação de energia e que a gente possa em 2017, aí sim, pensar em poder estar voltando com a notícia positiva, que é a realização de leilão de energias renováveis”, explicou. 

Fernando Bezerra acrescentou que Wellington Dias foi “convincente” nas suas argumentações sobre a necessidade de retomada dos leilões.

Participaram também da reunião, que foi solicitada por governadores do Nordestes, os chefes dos governos estaduais Paulo Câmara (PE), Camilo Santana (CE), o vice-governador da Bahia, João Leão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo, o Secretário de Infra Estrutura do Ceará, André Faço e o Deputado Federal pelo Piauí, Assis Carvalho. 


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais