Cidadeverde.com

OAB/PI denuncia omissão de Secretaria de Justiça por morte de preso dentro de viatura

Imprimir

A Comissão de Direito Penitenciário da OAB/Piauí foi acionada pela família do detento Humberto Wilton Fernandes Moraes, morto enforcado dentro de uma viatura da Secretaria de Justiça ontem na cidade de Floriano. De acordo com a advogada Lina Brandão, presidente da comissão, a solicitação da família é de que seja averiguada a circunstância da transferência de Humberto.

"Fomos até a Sejus e conversamos com o Superintendente da DUAPE, o Torquato. Ele nos informou que o preso ia ser transferido para a penitenciária de Vereda Grande. O que nos causa estranhamento é a rapidez com a qual ele foi transferido já que ele saiu de uma audiência de custódia ontem, desceu para o presídio e hoje já está sendo transferido para a Vereda Grande", explicou a advogada.

Lina contesta também que o detento não teria passado pela triagem adequada para que a transferência fosse realizada junto com os outros presos. Segundo ela, o preso que morreu estava algemado da mesma forma que os outros com as mãos pra frente.

"A Sejus nos disse que eles passaram por todos os procedimentos e foram interrogados para saber se tinham rivais. O que surpreende é que a própria DUAPE tinha conhecimento de que Humberto já tinha esfaqueado um dos outros dois presos que estavam com ele. Quando eu questionei porquê mesmo sabendo disso eles optaram transferir os três juntos ele não me respondeu mais nada", descreveu a advogada.

A advogada protocolou uma solicitação do ofício que autoriza a transferência dos detentos que deve ser entregue em uma semana. A responsabilidade pelos presos é do Estado e ela afirma que o caso pode chegar a um processo criminal contra quem autorizou o procedimento.

Procurado pelo Cidadeverde.com, o secretário Estadual de Justiça Daniel Oliveira afirmou que ainda não foi firmada uma posição por parte da Sejus, mas garantiu que um inquérito irá investigar tanto os internos que praticaram o crime como os servidores responsáveis.

"Ninguém tinha esse conhecimento prévio dessa rivalidade. O inquérito está sendo aberto para investigar de que forma esse crime aconteceu e serão investigadas as condutas dos dois internos como também a conduta dos servidores", prometeu Daniel.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais