Cidadeverde.com

Saúde alerta para proliferação de novo vírus provocada pelo Aedes aegypti

Imprimir

A descoberta de mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti preocupa autoridades em saúde em todo o país. Recentemente, foi descoberto que o mosquito- mesmo transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue- também é também é suspeito de transmitir o Mayaro. A doença causada pelo vírus é chamada de Febre do Mayaro e é semelhante à chikungunya.

Febre e cansaço sem justa causa, surgimento de manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dores nas articulações, olhos doloridos e possível intolerância à luz. Os sintomas podem durar meses para passar.

Não há ainda um tratamento ou vacina para o problema. O diagnóstico é baseado na diminuição e alívio dos sintomas, até que acabem.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde- divulgado nesta semana- mostra que o ano de 2016 encerrou com queda de 32,3% no número de casos registrados de dengue. Contudo, foram registrados 5.219 casos, de janeiro a dezembro, e a situação merece alerta. 

"Uma pessoa adoece de Mayaro porque foi picada, por exemplo, na Amazonia e vem para Teresina e aqui é picada pelo Aedes aegypti. Então, esse mosquito vai ficar infectado. O vírus vai se reproduzir no corpo do mosquito e esse mosquito fêmea- que se alimenta de sangue humano- vai procurar umas 300 pessoas para picar. Para acabar com o mosquito é preciso uma parceria entre a imprensa, serviço público e população. Sem esse tripé, nós não vamos acabar com o mosquito", alerta Amariles Borba, diretora de Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Como se proteger da febre do Mayaro
 

Evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando focos de água onde eles possam se reproduzir, pode ser uma das mais eficazes maneiras de combate não só ao vírus do Mayaro, como também todos os outros vírus transmitidos pelo mosquito, que vive apenas 45 dias e se desloca no máximo em um raio de 300 metros do local de onde nasceu. Mas também é importante evitar as picadas, pois o mosquito só pode transmitir o vírus depois de picar uma pessoa contaminada. Portanto, inseticidas, cortinados ou mosquiteiros, repelentes, telas nas janelas são uma boa forma de proteção contra o mosquito transmissor.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais