Cidadeverde.com

MG: confirmadas 38 mortes suspeitas por febre amarela

Imprimir

Nesta sexta-feira (13), o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto de febre amarela. O decreto contempla 152 cidades no entorno de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, na Região Leste, Manhumirim, na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramentos dos casos e prevenção, que recebe o nome de sala de situação. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.

Internações em Belo Horizonte
Dez pacientes do interior do estado com sintomas de febre amarela foram transferidos para tratamento no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Na unidade, funcionários reclamam de falta de estrutura para receber quem precisa de atendimento. O hospital da rede estadual de saúde fica na Região do Barreiro e é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.

Duas pessoas morreram no hospital, nesta quinta-feira (12), com sintomas de febre amarela. Os pacientes eram um rapaz de 18 anos e um jovem de 24 que vieram de Caratinga, no Vale do Rio Doce, segundo trabalhadores. A Fundação Hospitar de Minas Gerais (Fhemig) confirma as mortes, mas não dá detalhes sobre a identificação. Oito pessoas permanecem internadas com os sintomas.

O Hospital Eduardo de Menezes disponibilizou 42 leitos para pacientes com sintomas de febre amarela, sendo 32 de enfermaria e dez de Centro de Terapia Intensiva (CTI). Mais oito leitos devem ser abertos.

 

Fonte: Globo.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais