Cidadeverde.com

Dez dicas essenciais para você cuidar da pele e do corpo nos dias do carnaval

Imprimir

Na correria da folia, alguns cuidados com a saúde da pele e do corpo acabam sendo deixados de lado. Mas, acredite, com medidas simples você pode prolongar a sua diversão e pular o Carnaval até o último minuto, sem que nada atrapalhe. Abaixo, uma lista com dicas descomplicadas e fáceis de serem seguidas. É o manual de sobrevivência do Carnaval! Confira:


1) Fique alerta quanto ao material das fantasias
Na hora de escolher a sua fantasia, se a mesma inclui muitos tecidos, acessórios, luvas, meias ou botas, use a criatividade para adaptá-la para a estação, que está mais quente do nunca. “Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, por não permitirem a pele respirar. Prefira roupas de algodão, leves e claras”, diz Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


2) Cuidado com os sprays de espuma
Fique ligada! Sprays de espuma, geralmente, contêm substâncias tóxicas. “Em contato com a pele, eles podem causar alergia e, se inalados, podem provocar rinite e asma. Ou ainda conjuntivite, se atingirem os olhos”, afirma Daniela Lemes.


3) Evite usar maquiagem de adulto nas crianças
Melhor não arriscar. Os cosméticos de adultos, segundo Lemes, têm substâncias químicas para maior fixação, que podem provocar dermatite (sintomas: erupção cutânea, coceira, vermelhidão, inchaço, descamação e crostas espessas) de contato nas crianças. Existe maquiagem própria para os pequenos!


4) Cremes calmantes para as pernas
Se você é sedentário o ano inteiro, mas ama a maratona de Carnaval, possivelmente vai sentir dores nas panturrilhas e pés depois de um dia inteiro caminhando e pulando. “Existem diversos cremes que possuem substâncias calmantes e são ótimos para relaxar as pernas ao final do dia. Peça dica ao dermatologista”, aconselha Daniela. Outra dica é, quando chegar em casa, colocar as pernas para cima para ajudar no retorno venoso.


5) Bolhas nos pés? Calma, não deixe elas acabaram com a festa
A melhor dica: não fure as bolhas. Calma, pois ela vai estourar sozinha e cicatrizar. E, até lá, basta não usar sapatos fechados, o que não é muito difícil nos dias de folia de rua. “Use sapatos abertos para arejar. E para evitar a bolha, não use pela primeira vez um sapato em um dia que se vai andar muito”, diz Lemes.


6) Frutas cítricas não combinam com sol!
Adora caipirinha de limão e aproveita o Carnaval para tomar todas? Muito cuidado se for manipular frutas cítricas com a exposição solar: mesmo dando aquela “lavadinha”, é possível que o líquido cítrico cause manchas marrons nas mãos, braços e no rosto. Demora para reverter o quadro chamado de fitofotodermatose. É o que ensina a dermatologista Daniela Landim.


7) Não esqueça o protetor solar. Mesmo!
Olha, isso não é uma piada. E quando você começa a usar o filtro solar com regularidade, constata isso rapidamente. Faz muita diferença e sua pele reconhece seu esforço. O fator mínimo deve ser 30. No rosto, o fator pode ser maior. Além disso, use bonés e óculos. Aproveite que é Carnaval e tire aquele chapéu que você não tem onde usar do armário! Para quem esquecer de aplicar o filtro (mas você não vai esquecer, não é?), a solução é o pós-sol. Há diversas loções que hidratam, acalmam e restabelecem a barreira lipídica da pele, impedindo a descamação e a irritação cutânea, e ainda dão uma sensação refrescante. “Mas é bom lembrar que o dano que o sol fez à pele o pós-sol não vai conseguir reverter. A radiação solar atinge o DNA da célula, o que pode causar sua mutação, gerando assim um câncer de pele”, alerta Lemes.


8) E não esqueça o protetor labial!
Se vai passar batom, passe aquele que tem protetor solar na composição. Alguns fatores aumentam o aparecimento da herpes labial, entre eles, a exposição solar intensa. Então, não esqueça de passar o protetor labial. Os homens são os que mais desenvolvem câncer labial inferior, porque não aplicam protetor nos lábios.


9) Cuide dos pés e multiplique os dias de folia
Se você cuidar bem da saúde dos seus pés, eles vão para a rua, sem reclamar, todos os dias do Carnaval. Mas, se você não o fizer, eles vão pedir arrego. Para aliviar os pés cansados e doloridos, uma dica é o escalda-pés. Ele pode ser feito com produtos específicos à base de ureia e óleos minerais diluídos em água morna durante 20 minutos, proporcionando uma sensação de bem-estar imediata. Você encontra em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais, moleza. O tempo que você vai gastar com esse tratamento diário será um investimento, pode acreditar.


10) Hidrate-se por dentro e por fora
A transpiração acarreta perda de água e sais minerais. Além de beber bastante líquido, Daniela Lemes recomenda borrifar a pele com água termal, que hidrata e equilibra o pH. “É uma água subterrânea rica em sais minerais e oligoelementos que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a combater os radicais livres. Pode ser usada em qualquer tipo de pele e várias vezes ao dia. Quando gelada, dá uma sensação calmante e refrescante”, explica. A água termal ainda ajuda ainda a diminuir a oleosidade. “Aplique-a antes da maquiagem, pois ela vai diminuir os poros e não deixar aquele aspecto oleoso, além de fazer a maquiagem durar mais”, finaliza.


Fonte: GNT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais