Cidadeverde.com

Fábio Novo diz que não vai permitir reabertura de rua em frente ao 4 de Setembro

Imprimir

O secretário de Cultura, Fábio Novo, vai comprar a briga com quem insistir na ideia de reabrir a rua que passa em frente ao Teatro 4 de Setembro. Na última sexta-feira (13), o assunto foi discutido entre empresários do setor lojista e o novo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio. 

“Já encaminhamos hoje um documento ao prefeito de Teresina e ao secretário, com o parecer que mostra, inclusive, que é totalmente desfavorável. No âmbito estadual nós não vamos conceder”, afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí.

Fábio criticou a “indústria” dos estacionamentos no Centro e disse que não vai admitir que um patrimônio seja destruído por um pedaço de rua de 6 metros. “Estacionamento virou negócio no Centro e caro. Acabamos de fazer uma reforma e modernização no Teatro 4 de Setembro e no Clube dos Diários, e colocamos 100 mil pessoas de volta ao Centro em um ano e meio. Estamos fazendo a nossa parte e devolvendo os prédios históricos de Teresina”, declarou.

Outro assunto abordado pelo gestor foi o tombamento de imóveis na região central de Teresina. Segundo ele, qualquer cidadão pode provocar o Conselho Estadual de Cultura do Piauí. 

“É importante que se provoque os tombamentos. No Piauí, quando se reconhece que deve ter um tombamento de relevância estadual, qualquer cidadão pode provocar o Conselho Estadual de Cultura”, disse o secretário.

Segundo Fábio Novo, quando acionado o conselho emite um parecer e remete o processo para o governador do Estado.

“Temos uma coordenação que cuida da conservação e patrimônio. Provoca a coordenadoria, se faz um processo, se manda para o Conselho Estadual, que emite um parecer sobre o tombamento em nível estadual ou não. Isso acontecendo, volta para a secretaria que manda para o governador baixar um decreto e colocar no livro de tombo”, explica.

Quando tombado, o imóvel continua sob responsabilidade do proprietário. “O proprietário continua sendo o responsável pela conservação, agora qualquer alteração no item de tombamento tem que ter autorização”, finalizou.

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais